É preciso preencher um formulário na página da DGES, submeter esses documentos e escolher qual faculdade de Medicina em Portugal será responsável pelo processo de revalidação médica. Após pagar a taxa de inscrição na reitoria da Universidade selecionada, finalmente é hora de iniciar as provas.
A solicitação da revalidação do diploma médico em Portugal pode ser feita pelo titular (profissional médico que deseja atuar em Portugal) ou através de um representante legal. Os locais de solicitação são: Universidades públicas portuguesas; Institutos Politécnicos públicos portugueses.
O primeiro requisito para atuar na UE é ter, pelo menos, uma especialização médica. Isto é, o profissional deve ter feito alguma residência ou ter o título de especialista em áreas como Geriatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia ou qualquer outra.
Equivalência do Diploma do Brasil em Portugal – Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado. É importante informar que, para os estudantes brasileiros, a equivalência (ou reconhecimento de diploma estrangeiro, como atualmente é chamado) passou a ser vigorado pelo Decreto Lei 66/2018.
Para quem precisa validar o diploma de graduação em Portugal, é necessário entrar em contato com uma universidade portuguesa. A equivalência do diploma de graduação é feita mediante a avaliação da ementa do curso que você já fez, que será comparada com a ementa das disciplinas cursadas na universidade portuguesa.
36 curiosidades que você vai gostar
Ao concluir um curso superior no Brasil, o seu diploma é válido em todo o território nacional. No entanto, isso não quer dizer que você não poderá trabalhar no exterior ou realizar uma pós-graduação. O mesmo vale para quem se formou no ensino médio e deseja realizar um curso de graduação no exterior.
Atualmente, o processo de reconhecimento de um diploma em Portugal leva no máximo 90 dias (com exceção dos casos que exigem tese e defesa em banca). Para isso, o profissional deverá apresentar toda a documentação exigida de forma correta para que a avaliação do grau seja feita por uma comissão da universidade.
A permissão para equivalência e reconhecimento do diploma brasileiro em Portugal existe graças ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre os dois países. Esse acordo é o que garante a um brasileiro poder atuar profissionalmente de maneira legal em território português.
Como validar o diploma de Direito em PortugalCertidão de nascimento (validade 6 meses)Certidão de antecedentes do Brasil (validade 3 meses) = Registo criminal.Fotocópia do processo completo de Inscrição na OAB.Certidão passada pela OAB, com a indicação de que a inscrição se encontra em vigor.
Para conseguir validar seu diploma no Exterior no Brasil você precisa de, no mínimo, seu diploma com uma tradução juramentada. No mínimo, porque algumas instituições pedem que o histórico escolar também seja traduzido para o português com tradução juramentada.
Estados Unidos
Para ser médico nos EUA é preciso realizar avaliações para revalidar o diploma, tanto sobre conhecimentos da área da saúde quanto da língua inglesa. Os médicos especialistas recebem em média $230.000 a cada ano, já os generalistas $161.000 anualmente.
Enquanto não tiver autonomia, o médico não pode exercer a profissão. Se o médico não tiver cidadania portuguesa, deve solicitar o visto de trabalho no Consulado de Portugal no Brasil. Ele leva cerca de 30 dias para ser analisado. O tempo total para a validação do diploma é de mais de um ano.
Requisitos para cursar Medicina em Portugal
O Brasileiro que possuir cidadania Portuguesa pode prestar o Exame Nacional - semelhante ao ENEM do Brasil, assim como qualquer outro cidadão Português. Se conseguir atingir boas notas, ele poderá candidatar-se para o curso de Medicina em Portugal.
Em Portugal, diferentemente do Brasil, o exercício da medicina é condicionado para os recém-formados. Estes necessitam de um ano de experiência profissional subordinada (Internato de Formação Geral) para posteriormente adquirirem a autonomia da medicina mesmo depois de concluírem o curso de medicina.
Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.
Os graduados nas instituições de ensino superior argentinas também podem exercer a medicina em Portugal. O profissional deve pedir equivalência de grau ao Conselho Científico de uma universidade portuguesa que ministre o curso de medicina.
Já comentei que o advogado brasileiro pode advogar em Portugal com bastante facilidade e, para isso, basta apenas se inscrever na Ordem dos Advogados (OA) do país. Ou seja: não há necessidade de realização de um novo exame ou da revalidação do diploma.
Advogados brasileiros que desejam trabalhar em Portugal não precisam validar o diploma. O acordo celebrado, entre a Ordem dos Advogados do Brasil e a Ordem dos Advogados de Portugal, permite a atuação profissional em ambos os países.
Para se inscrever na Ordem dos Advogados de Portugal basta ser advogado inscrito na OAB, independentemente de sua nacionalidade. "Eu vim como brasileira, mas poderia ter vindo como portuguesa também", conta. Entre os países há um acordo de reciprocidade, em que é necessário apenas passar por um processo administrativo.
Para trabalhar em Portugal de forma legal, o brasileiro deve providenciar o seu visto de trabalho. E, uma das formas mais simples de adquirir este registro é através de uma carta convite de trabalho ou contrato de trabalho junto a uma empresa portuguesa.
Um curso técnico em Lisboa pode ser uma boa opção se você quer estudar no epicentro do mercado de trabalho mais aquecido do país.
...
Cursos profissionalizantes:Restaurante / Bar.Cozinha e Pastelaria.Termalismo.Massagem, Estética e Bem-Estar.Turismo.Gestão.Técnico de Apoio à Infância.Gestão de Equipamentos Informáticos.
10 trabalhos mais procurados em Portugal durante 2020Tecnologia da Informação.Comercial.Engenheiros.Marketing e Comunicação (voltado para o digital)Administrativo.Apoio ao cliente.Hotelaria (o relatório levou em consideração um cenário pré-pandemia)
O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação de diplomas de graduação por tramitação regular é de até 180 dias e por tramitação simplificada é de até 60 dias, a contar da data de entrega da documentação necessária.
Existem várias opções de como permanecer legalmente em Portugal:Dupla Cidadania Portuguesa.Visto de Estudante.Visto de Trabalho.Visto de Empreendedor e Golden Visa.Visto de Rendas Próprias (aposentados, por exemplo)Autorização de Residência Permanente.
Os procedimentos necessários à homologação de diploma de nível superior são os seguintes: Reconhecer firma, em cartório, da assinatura de um dos dirigentes que subscreveram cada documento.
O que é código 1734 da Receita Federal?
Como pagar IPVA com autuação MG?
Como padronizar o tamanho dos Salgados?
Como separar uma briga de um pitbull?
Como ouvir o som do microfone no PC?
Como parcelar o IPVA 2021 Bahia?
Como separar um casal só com água?
Como pagar uma guia GPS atrasada?
É possível pagar o IPVA no cartão de crédito?
Qual a finalidade da padronização do balanço patrimonial?
Como jogar Nickelodeon com BR Nick Master?
Como posso ser igual a Sherlock Holmes?
Como pagar DARF sem código de barra no aplicativo BB?