De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, esta segunda-feira (26) deve ser ensolarada e com grande amplitude térmica. Os termômetros variam de 12°C no início da manhã a 28°C à tarde. Os índices de umidade podem ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Assim como em 2020, o inverno de 2021 tende a ser mais quente que a média no sudeste do país. Apesar disso, algumas massas de ar frio são esperadas ao longo da estação, desta forma, estima-se que a região receba dias de sol forte e temperatura alta para a época do ano, intercalados com entradas de massas de ar polar.
22 de setembro, às 10h31 O inverno 2020 começa oficialmente em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31.
Entretanto, o grande espaçamento entre essas frentes frias, deixará a temperatura mais elevada que o normal no inverno no Sul, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. Por outro lado, Espírito Santo, Minas Gerais e boa parte do Nordeste terão um inverno menos quente que o normal.
A boa notícia para quem é fã de carteirinha do inverno é que os meses de frio em São Paulo são bem delimitados. O inverno começa oficialmente no final do mês do junho (normalmente, no dia 21, quando é celebrado o solstício de inverno) e vai até o final de setembro (entre os dias 21 e 23).
O resfriamento que está ocorrendo no Pacífico não deve ter impacto relevante na atuação das frentes frias no Brasil durante este inverno.
A expectativa para julho, principalmente durante os primeiros 10 dias serão de chuva e uma atmosfera mais úmida na região Sudeste, mas após o início chuvoso, as temperaturas devem ficar ligeiramente acima da média nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.