Um histograma consiste em um gráfico de barras que demonstra uma distribuição de frequências, onde a base de cada uma das barras representa uma classe, e a altura a quantidade ou frequência absoluta com que o valor da classe ocorre. Ao mesmo tempo, pode ser utilizado como um indicador de dispersão de processos.
Quando utilizar o Histograma? O histograma é usado para analisar a frequência de vezes que as saídas de um processo estão padronizadas, atendendo aos requisitos estabelecidos e qual a variação que elas sofrem.
Além de fornecer uma representação visual da distribuição dos dados, o histograma é um mecanismo fundamental para o controle de qualidade. Dessa forma, ele pode ser utilizado para melhorar um determinado projeto devido à visão completa do conjunto de dados.
Entre as vantagens do Histograma estão: Rapidez e simplicidade de elaboração; Visualização da quantidade de itens não conforme; Entender a distribuição dos dados.
Um polígono de frequência é um gráfico que se realiza através da união dos pontos mais altos das colunas num histograma de frequência (que utiliza colunas verticais para mostrar as frequências).
O histograma de uma imagem descreve a distribuição estatística dos níveis de cinza em termos do número de amostras ("pixels") com cada nível. A distribuição pode também ser dada em termos da percentagem do número total de "pixels" na imagem. ... A cada histograma está associado o contraste da imagem.
Montar o histograma utilizando as barras e os dados obtidos (maior e menor valor de intervalos). Exemplo prático: cálculo da amostra da idade dos funcionários de uma empresa com 50 trabalhadores. Encontrar a amplitude entre o maior e o menor valor. Nesse exemplo o maior valor é 70 anos e o menor é 20 anos.
Quais as partes de um histograma? Um histograma é formado por três elementos: classes, amplitude e frequência. Classes: são as barras indicadoras de valores da estatística, que representam tanto os valores mínimos como os máximos (chamados de limites da classe).
As frequências são conjuntos de dados analisados em um histograma e elas podem ser de dois tipos: absolutas ou relativas. A frequência absoluta é o valor que indica quantos são os dados que serão analisados em cada amostra da estatística. A frequência relativa é a apresentação de um valor em porcentagem.
Exemplo: histograma de coleta de dados sobre os processos de gestão de qualidade de uma empresa para acompanhar a evolução dos procedimentos usados. Comparar dados que representam extremos. Exemplo: comparar a diferença entre o número de vendas do produto mais vendido pela empresa e do menos vendido.