Vós (na expressão com vós) e convosco são pronomes pessoais oblíquos tônicos indicativos da 2. ª pessoa do plural. São sempre precedidos de uma preposição – neste caso com – e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto.
não é uma lei, é a maneira como a língua é falada. Vós não se usa mais, e é rejeitado pela imensa maioria dos falantes. Portanto, é arcaico. Você pode achar estúpida e errada a língua portuguesa tal como é falada, mas isso não muda o fato de que é assim que ela é falada.
O que é Vos:
Equivale ao pronome pessoal "vós", na função de complemento.
Assim, para o verbo concordar com o pronome "vós", devemos conjugá-lo na segunda pessoa do plural: «Vós ides» / «Não deixeis (vós)...» Já quando de trata de "vocês", devemos colocar o verbo na terceira pessoa do plural: «Vocês vão...» / «Não deixem (vocês)...»
Sinônimo de vós é "vocês" - sinonimos e palavras.
42 curiosidades que você vai gostar
Pronome pessoal sujeito correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: onde é que vós ides?). Confrontar: voz. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.
A forma do pronome pessoal equivalente à segunda pessoa do plural, vosotros, é restrita à Espanha. Não se usa essa forma na América espanhola e por isso, o ustedes o substitui tanto para contextos formais como informais. No singular, há uma variação entre o uso do tú e do vos para o tratamento informal.
O vos assim como o tú é usado para tratamento informal. Para tratamento formal deve-se usar o usted/ustedes. Nem sempre o vos aparecerá na frase. Pode ocorrer de simplesmente o verbo ser conjugado como se conjuga no voseo, como nessa tirinha da Mafalda.
Se no Brasil usam Tu, pela mesma ordem de ideias deveríamos usar vós (ou você) em Portugal.
Em espanhol os pronomes tú, usted e vos são a segunda pessoa do singular. Lembrando que a forma “vos” é comum no chamado “espanhol rioplatense”, ou seja, falado na Argentina, Uruguai e em outras regiões de países próximos.
Por que usam o pronome tu no lugar de você? O Tu, conforme falamos, geralmente é usado em situações mais formais, que exigem um tratamento mais respeitoso. É usado nos casos que usar o você não combina com o tom do texto ou da conversa.
Em se tratando das pessoas do discurso, ele representa a 2ª do plural (com quem se fala), ao lado do “tu”, o qual representa a forma singularizada. ... Já quanto ao uso do “vós” a constatação a que se chega é que seu uso ficou restrito à linguagem literária, aos dizeres da Bíblia e a alguns discursos extremamente formais.
Hoje, tanto "vos" como "tú" são considerados pronomes de tratamento informal, sendo "vos" um sinônimo de "tú" em regiões onde ambos os pronomes são usados. Essa era a situação quando o espanhol foi trazido à área do Rio da Prata (em volta de Buenos Aires e Montevidéu) e ao Chile.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. ... Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.
loc. Usada para enfatizar uma oposição entre a segunda pessoa do plural (vós) e outro grupo: mas ai de vós outros ricos, porque já tendes a vossa consolação.
Significado de Sois
substantivo deverbal Ação de ser; ato de expressar permanentemente uma condição, característica ou capacidade particular: vós sois o melhor amigo que tenho; sois o único Deus acima de todos os outros. Não confundir com: sóis. Etimologia (origem da palavra sois).
Significado de Vosso
pronome pessoal Que vos pertence, que vos diz respeito: este carro é vosso? Próprio ou particular de uma pessoa: vossa vontade, vossa sabedoria. Que faz parte do mesmo lugar, país, cidade, comunidade: como é a vida na vossa casa?
Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Porto Alegre: “tu” conjugado na terceira pessoa. Florianópolis: “tu” conjugado na segunda pessoa, mas como se estivesse no subjuntivo. Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa.
1ª pessoa – Aquela que fala (eu, nós); 2ª pessoa – Aquela para quem se fala (tu, vós, você, vocês); 3ª pessoa – Aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas).
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.
O pronome tú é informal, ou seja, pode ser usado com amigos, colegas e membros da família. Usted é formal e seu uso é mais comum em situações de trabalho, relações médico-paciente ou entrevistas.
Etimologia (origem da palavra tu). Do latim tu. adjetivo, substantivo masculino Grupo de línguas de origem africana; banto.
Os pronomes pessoais em espanhol (pronombres personales) designam os participantes de um discurso. Além disso, eles podem substituir os substantivos de uma oração, sejam eles comuns ou próprios. São eles: yo, tú, usted, vos, él, ella, nosotros, nosotras, vosotros, vosotras, ustedes, ellos e ellas.
Qual a velocidade máxima de uma bros 150?
Quem faz micropigmentação pode comer camarão?
Quais profissões têm no campo?
Quantos dígitos tem um número de conta bancária?
Quantas gramas de quitosana devo tomar por dia?
Quais são os principais direitos e deveres do ECA?
Como se chama a pessoa que trabalha em cartório?
Quanto rende 18 litros de impermeabilizante?
O que é transferência duplicada?
Quais as principais influências da culinária brasileira?
O que é Deus segundo a teologia?
Como ganhar dinheiro remotamente?
Qual a população atual do Brasil 2021?
Quem julga o recurso especial?
Como deixar a fonte do iPhone bem pequena?
Qual é o maior reservatório de água?
Quais são os pratos típicos de festa junina?