Onde está o modo fan no ar-condicionado? O modo mais fácil de deixar o seu ar-condicionado apenas ventilando é pelo controle remoto. É só apertar o botão “modo” que as funcionalidades do seu aparelho são alternadas, passando por Resfriar ❆, Aquecer ☼ e Ventilar ✽.
Ligar dois aparelhos que funcionam basicamente com o mesmo objetivo vai gerar aumentos nas contas de luz, certo? Errado! Na prática, o ventilador acaba funcionando como um ajudante para o ar condicionado, já que vai fazer com que o ar circule por todo o ambiente e refrigere com maior rapidez.
No controle remoto, você vai encontrar o botão “Fan” (ventilador, em inglês) ou “Ventilação”. Ao ativar essa função do aparelho, o sistema de ventilação será acionado e pode ser controlado em até 5 velocidades que possibilitam um fluxo de ar mais ou menos intenso.
O cálculo depende da velocidade do ventilador. Se estiver na velocidade mínima, ele gasta R$ 13,68 por mês se ficar 16 horas por dia. Quando vai para a máxima, vai para R$ 18, isso é 38% a mais no gasto".
Evaporador/ventilador: ao passar pelo evaporador o fluido refrigerante, que está em forma de vapor a baixa pressão e temperatura, absorve calor do ar externo ao carro, ou reciclado de dentro dele, virando líquido a baixa pressão e retornando um ar resfriado para dentro do veículo .
Um equipamento de ar condicionado permite controlar a temperatura tanto para arrefecimento como para aquecimento do ar, tornando o ambiente mais comodo. O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionad é um processo de troca, ou seja, absorve a energia de um local e liberta-a noutro.
O verão está chegando e, em um país como o Brasil, tem horas que apenas um ar-condicionado, ou condicionador de ar, dá conta de aguentar um dia muito quente. E aqui, pouco importa se o aparelho é um vilão na conta de energia elétrica: o que a gente mais quer é aproveitar aquele ventinho gelado que ele proporciona.
Funciona como um Filtro. A corrente que entra no ar-condicionado é alternada, ela pode mudar a potência para mais ou para menos. O capacitor recebe essa corrente, guarda o que sobra e deixa sair do outro lado uma corrente constante que não oscila. Isso evita sobrecargas elétricas no compressor e no ventilador.
No caso do ar-condicionado, essa substância – à base de cloro, fluor e carbono – é chamada R-22. Esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa: apenas 7 ºC, contra, por exemplo, os 100 ºC de que a água precisa para evaporar.