As abreviaturas, no primeiro momento em que forem citadas no texto acadêmico, precisam ser precedidas de seus nomes por extenso. Após isso é que se empregam as siglas. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Sigla é o nome dado ao conjunto de letras iniciais dosvocábulos (normalmente os principais) que compõem o nome de uma organização, umainstituição, um programa, um tratado, entre outros. Na utilização de siglas, observam-se os seguintescritérios:
Tipos de reduções, as abreviaturas e siglas apresentam algumas particularidades que as diferenciam em conceito e utilização. Você conhece as normas que regem as abreviaturas e siglas? À primeira vista elas parecem ser elementos parecidos, mas possuem particularidades que devem ser respeitadas.
Existem algumas regras para fazer a abreviatura. De um modo geral, você escreve a primeira sílaba da palavra e a primeira letra da próxima sílaba, e acrescenta um ponto. Mas existem algumas exceções: Quando a segunda sílaba tem duas consoantes, então as duas irão compor a abreviatura: Pessoa – pess. / secretário – secr.
Imagine como ficaria este título se todas as siglas estivessem por extenso: Representantes da Funai, Ibama e Incra reúnem-se com o MST. No entanto, no texto, é interessante apresentar para o leitor o nome completo de cada órgão, não considere que ele conhece o significado de cada sigla, dê essa informação a ele.
Como iluminar um ambiente com garrafa PET?
Qual o valor da integração intermunicipal?
Como usar o CAS no The Sims 4?
O que é a lógica de programação?
Como funciona o método socrático?
O que é a mala direta do Word?
Como fazer manipulação com fogo?
Como funciona a manipulação psicológica?
Qual a diferença da mamadeira Avent Petala?
Como funciona a ligação do Pisca-pisca?
Como ocorre a hipertrofia muscular biologia?
Como parecer mais velha nas atitudes?
Qual a desvantagem do uso da metodologia ABC nas organizações?