Enquanto os dois pontos marcam uma pausa no discurso apresentando uma explicação, exemplificação, síntese, enumeração e os discursos diretos, o ponto e vírgula marca uma pausa maior, sendo usado para separar orações e elementos numa oração.
Exemplos: Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas. Resultado: corri muito, mas não alcancei o ladrão. Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico.
Dois Pontos ( : ) Os dois pontos ( : ) representam um sinal gráfico que faz parte dos sinais de pontuação. Na produção de textos, eles marcam uma breve pausa no discurso. Geralmente são utilizados antes de uma explicação ou esclarecimento, após vocativos, em sínteses ou resumos, citações, falas (discurso direto), enumerações, exemplos, ...
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! (2) A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade.
Dois-pontos na introdução de palavras que indicam observações, notas, exemplos, informações importantes,… Dica: não se usa crase antes de palavras no masculino. Decidi abrir o jogo: já não consigo mais guardar este segredo. Nota: Os dois-pontos nunca deverão ser utilizados após outro sinal de pontuação.
(2) A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade. (3) Abriu mão do que mais gostava: estar em sala de aula. Como é possível notar, em cada um dos casos acima, o uso dos dois-pontos possui justificativas diferentes, não é mesmo?
O que é termo de anuência de herdeiros?
Qual a probabilidade de um radiologista ter câncer?
Como pesar um bezerro com fita metrô?
Quanto vale o estádio do Morumbi?
Como elaborar um Plano de Contingência?
Quais os sintomas de diabetes descontrolada?
Qual a diferença entre marca e linha?
O que é DRE e qual sua importância?
Como saber se estou com infecção respiratória?