Coloque-se na ponta frontal da almofada se quiser apoiar os joelhos no chão. Essa é uma abordagem mais tradicional — os glúteos sobre o zafu e as pernas cruzadas para frente.
Observe como você é flexível com os seus quadris, tornozelos e costas. De acordo com isso, deve escolher o seu zafu. Se não tem muita flexibilidade no seu corpo, é recomendável escolher um zafu maior e mais amplo. Se o seu corpo é muito flexível, pode ser suficiente escolher um zafu mais baixo.
A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.
Para isso é recomendado sentar-se na extremidade do zafu (e não no meio, como geralmente fazemos com almofadas convencionais), conforme figura abaixo. O uso correto do zafu também alivia a pressão que o corpo faz sobre as coxas e joelhos, para uma meditação sem pernas dormentes ou doloridas!
O zafu Tradicional foi inspirado nas almofadas da meditação budista Zazen. É o queridinho dos nossos usuários pelo seu enchimento de milhares de minúsculos cascos de trigo sarraceno que fornecem suporte para o seu corpo.
Quando sentado no zafu, idealmente seus joelhos estarão abaixo da linha do seu quadril. Pessoas menos flexiveis ou pessoas muito altas podem requerer um zafu mais alto para que seus joelhos fiquem nessa posição.
Tenha um alarme por perto. É bom assegurar que a prática de meditação dure por um período suficiente, mas, ao mesmo tempo, não é legal interromper a concentração para olhar as horas. Coloque um alarme com o período que quiser para meditar – seja dez minutos ou uma hora.
Evite ocupar sua cabeça com a respiração – apenas tenha esta experiência por meio dos sentidos. Se a atenção se desviar da respiração, traga-a de volta. Mesmo depois de ganhar bastante experiência com a meditação, você vai descobrir que os pensamentos podem voar.
Fale com as pessoas com quem mora e pergunte a eles se estão dispostos a ficarem quietos durante o tempo em que for meditar. Prometa que vai avisá-los assim que terminar para que possam voltar às atividades normais. Uma vela aromática, um buquê de flores ou um incenso podem dar um toque especial e incrementar a sua experiência na meditação.
Ouvir músicas suaves ajuda a relaxar mais. A meditação não funciona como um passe de mágica; ela é um processo contínuo. Continue a praticar todos os dias e você perceberá aos poucos um estado de calma e paz se desenvolvendo internamente.
Como manter uma célula fixa na fórmula Excel?
Qual é a história da Educação Física no Brasil * sua resposta?
Como se inscrever para o programa do Luciano Huck?
Qual remédio para prurigo nodular?
Como aconteceu o processo de unificação da Espanha?
Como ocorreu a colonização portuguesa na África?
Como Configurar página A1 no AutoCAD?
Como curar prolapso retal em cachorro?
Como foi o final da Confederação dos Tamoios?
Como aconteceu a prisão de João Batista?
Qual foi a maneira como foi organizada a ocupação inicial da colônia?
O que comer quando se tem aterosclerose?
É possível aumentar o quadril com exercícios?
Como se referir a mulher do prefeito?
Como tratar prognatismo sem cirurgia?