No final, a água pode, comprovadamente, funcionar como um tipo de condutor combustível, sendo utilizada em seu estado bruto, para gerar energia elétrica e alimentar motores movidos à eletricidade. Entretanto, utilizar a água em seu estado bruto como simples combustível ainda é um processo complexo.
Para solucionar o problema, pesquisadores da Universidade Stanford criaram um método em que utilizam a energia solar para produzir hidrogênio a partir da água do mar. Os cientistas separam a água em hidrogênio e oxigênio por meio da eletrólise.
Para ser usado para impulsionar motores, o hidrogênio precisa passar por uma célula de combustível. Na célula, o processo é o inverso do que acontece na eletrólise que produz o hidrogênio. Assim como na eletrólise, há dois eletrodos, um positivo e um negativo.
A tecnologia não foi detalhada pelas duas empresas, mas de modo geral consiste na utilização do álcool metílico, que fica armazenado em um tanque no automóvel, para produzir hidrogênio ao passar por um reformador de metanol, segundo o Autoblog.
É só colocar 45 litros de água que ele roda tanto quanto um carro comum com 40 litros de gasolina no tanque. E sem emitir poluentes. Na verdade, trata-se de um carro a hidrogênio – coisa que já existe há décadas. Só que este é o primeiro capaz de tirar esse combustível direto das moléculas de H2O.
Uma invenção inovadora promete transformar água e dióxido de carbono em combustível limpo. A tecnologia “Power-to-Liquid” (“energia pra líquidos”, em tradução livre), criada pela empresa alemã Sunfire GmbH, usa uma máquina e um processo químico para criar o combustível sintético.
“Poucos catalisadores – exceto os mais caros, como os de ouro ou prata – podem transformar CO 2 em CO na água, o que é crucial para aplicações industriais.” O processo que envolve a reação é conhecida como eletrólise – ou seja, a decomposição de um composto, no caso o CO 2, por meio da passagem de corrente elétrica na presença de água.
Segundo informações divulgadas pela universidade, a equipe vem aperfeiçoando um sistema que consegue converter o CO2 em combustíveis utilizados no meio industrial. É como se fosse um processo de fotossíntese artificial. O trabalho pode ser conferido na página da publicação científica Joule.
A tecnologia foi instalada em uma plataforma especial capaz de reciclar cerca de 3,2 toneladas de dióxido de carbono e produzir um barril de combustível por dia. O combustível produzido não contém impurezas e ainda não é comercializado.
O que é o processo de transesterificação?
Quanto ganha um funcionário da Crefisa?
Como limpar a memória swap do Linux?
Como ocorre o processo de polinização das Araucárias?
Como se joga o jogo do impostor?
Como ocorre o processo de produção do vinagre?
Como ocorre a formação do solo *?
Como ocorre a reabsorção e secreção ao longo das porções do Néfron?
Qual é a equação química designada como reação de hidratação?
O que é impacto ambiental Brasil escola?
Quais são os índices de eficiência da Ordem Unida?
O que é uma definição de comportamento?
Tem como usar Game Pass no Xbox 360?
Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista exemplos?
O que é o Princípio da individualidade biológica?
Como conseguir lucky Trade Pokémon GO?