O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais.
A definição de território abarca qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. ... Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.
Alguns povos possuem cultura independente, porém não tem território, são os chamados minorias nacionais, que vivem subordinados aos regimes políticos divergentes às suas culturas, são também denominadas de sentimento nacionalista que corresponde a aspiração de um povo em conquistar a sua independência política e ...
Assim sendo, a soberania territorial é exercida pelo Estado brasileiro. Perceba que esse termo, com “E” maiúsculo, difere-se do estado (com “e” minúsculo), que é apenas uma unidade federativa ou uma província do país.
Um território pode ser controlado por Estado, por um grupo social (os indígenas por exemplo) ou até mesmo por um grupo criminoso.
Cujos limites foram determinados: território delimitado; área delimitada. [Por Extensão] Que é limitado ou reduzido em comparação a outro; restrito.
Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. ... No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
As minorias étnicas e nacionais são grupos que se diferenciam da maioria da população em razão de sua língua, nacionalidade, religião e/ ou cultura. Algumas minorias desenvolvem re- lações com territórios específicos, que são fun- damentais para a construção de sua identidade cultural coletiva.
SOUZA (2001) salienta que o território é um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder, e que o poder não se restringe ao Estado e não se confunde 4 com violência e dominação. Assim, o conceito de território deve abarcar mais que o território do Estado-Nação.
O território se forma a partir do espaço, é o resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível. Ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente [...] o ator “territorializa” o espaço.
Após retrabalhar o conceito de território, propõe o conceito de território autônomo como uma alternativa de desenvolvimento. A autonomia constitui, no entender do autor, a base do desenvolvimento, este encarado como processo de auto-instituição da sociedade rumo a uma maior liberdade e menor desigualdade. Para o autor:
Qual é o objetivo do movimento feminista?
Para que serve cada ácido para o rosto?
Como calcular peso de chapa 3 16?
Qual mais resistente porcelanato ou cerâmica?
Qual a voltagem de Santo Antônio de Jesus?
O que é memória não associativa?
Quem está por trás do banco C6?
O que é considerado classe alta?
O que é preciso para fazer faculdade em Londres?
Como é feito o Café 3 Corações?
Quanto uma pessoa pode doar de seu patrimônio?
O que é substantivo próprio comum concreto e abstrato?
O que é o gerenciamento de memória do sistema operacional?
Quem não pode ser testemunha no casamento civil?
Em que Level O Drednaw evolui?
Quanto tempo pode durar uma afta?