Relação médico paciente: qual é a base desse relacionamento?
Dicas para melhorar a relação médico paciente
Havendo violação ao Código de Ética Médica, o paciente ou familiar poderá denunciar o médico perante o Conselho Regional de Medicina do local onde ocorreram os fatos. A denúncia também poderá ser feita no site do Conselho Federal de Medicina, que a encaminhará para o Conselho Regional competente.
Quando o médico já está com o paciente ou com uma vítima de acidente, ele presta os primeiros atendimentos, administra medicamentos, faz curativos, imobiliza o paciente e o transfere para um hospital, se necessário.
Empatia, no contexto médico, remete à sensibilização do médico pelas mudanças sentidas e refletidas, momento a momento, pelo paciente. Talvez a empatia encontre seu significado mais compreensível na célebre frase de Ambroise Paré: “curar ocasionalmente, aliviar frequentemente e consolar sempre”.
Ter qualidade no atendimento e esclarecer todas as dúvidas do paciente só é possível quando existe um bom relacionamento interpessoal. Desse modo, é essencial ouvir, com atenção, o que ele tem a dizer.
6 Formas de estabelecer um melhor vínculo com seus pacientes na hora de mandar e-mail | Colunistas
Ao falar com o paciente/familiar:
Para denunciar um médico por má conduta e/ou por violação do Código de Ética Médica, o paciente ou familiar poderá denunciá-lo perante o Conselho Regional de Medicina ou o Conselho Federal de Medicina.
A relação é de dominação por parte do médico e de submissão por parte do paciente. Por essa razão o processo de tomada de decisão é de baixo envolvimento. De outro lado, o modelo engenheiro se opõe ao sacerdotal na medida em que todo o poder de decisão concentra-se no paciente.
Por fim, é autorizado ao paciente solicitar que o médico decida o que fazer. Nessa situação, o médico tem a obrigação moral de definir o tratamento a ser feito à luz do princípio da beneficência, já que o paciente abriu mão de sua autonomia.
Pode-se dizer que quatro foram os modelos de relação médico-paciente adotados desde o advento da medicina até os dias de hoje. Foi o Professor Robert Veatch, do Instituto Kennedy de Ética da Universidade de Georgetown, EUA, que propôs referida classificação no ano de 1972.
Nesse sentido, o médico E. Christian Gauderer sustenta que a diferença entre alguém formado em medicina e o médico propriamente dito "está em nossa obrigação de ensinar, informar, educar o paciente e sua família a respeito do problema por nós observado".
Como terminar um texto argumentativo?
Qual é o sinônimo da palavra Claro?
Quem ganhou a Dança dos Famosos hoje?
O que é bom para queimadura de primeiro grau?
Tem algum banco q financia compra de imóvel 100%?
Qual tamanho mais vendido Apple Watch?
Como diferenciar queimadura de 1 e 2 grau?
Como conseguir financiamento 100%?
Como saber meu tipo de corpo feminino?
Como começar a escrever um E-mail formal?
Como saber quantos PCM tem um compressor?
Como conseguir financiar 90% do meu imóvel?
Como saber se meu cabelo é liso ou crespo?
Como concluir uma resenha crítica exemplos?
Qual a cor de henna para pele negra?
Como filtrar a água de um poço?
Como funciona o país comunista?
Como fazer um cartão de crédito para loja?