9.1 - Tratamento Para Intoxicação Aguda Deve-se remover o tóxico com lavagem gástrica, usando-se água albuminosa ou leite de magnésia. Dar laxante e eméticos. Pode-se usar água morna com vomitivos ( não para o caso de cloreto de mercúrio (HgCl2) por ser cáustico.
Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água.
O tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos quelantes que facilitam a eliminação do mercúrio, que devem ser indicados pelo médico. Além disso pode ser necessário tomar remédios para combater a ansiedade e a depressão, caso surjam como consequência da contaminação, e suplemento de vitamina C, E e selênio.
Os sintomas agudos após a inalação de vapor de mercúrio elementar incluem falta de ar, febre/calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, paladar metálico, dores de cabeça, fraqueza e visão embaçada. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver lesão pulmonar aguda e desconforto respiratório grave com hipoxemia.
E que o mercúrio pode levar entre 2 e 12 meses para ser completamente eliminado do corpo, após a exclusão de peixes da dieta da mãe (Dórea et al., 2011). O fígado é o principal responsável pelos processos de destoxificação e para que os mesmos ocorram com eficiência um bom estado nutricional é fundamental.
28 curiosidades que você vai gostar
Cody descreve que a sensação é que o mercúrio é denso e pressiona bastante a mão durante a imersão; além de uma sensação de frio por causa da alta condutividade térmica do metal. A ação do mercúrio no organismo não é instantânea, o resultado da intoxicação é lento e cumulativo.
Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.
Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.
O envenenamento do mercúrio causa disfunções neurológicas, especialmente em fetos. Outros sintomas incluem a perda de visão periférica, perda de coordenação, fraqueza muscular e deficiências de fala e de audição. A intoxicação de mercúrio inorgânico causa frequentemente erupções cutâneas e inflamação (dermatite).
O mercúrio é um metal tóxico, mesmo estando presente no meio em pequena quantidade, ele pode evaporar. Como ele possui uma elevada pressão de vapor (0,00112 mmHg a 20ºC), pode, então, ser absorvido pelo organismo humano através das vias respiratórias.
O novo método deles envolve uma placa de metal – um elétrodo – que atrai para si metais pesados específicos. O elétrodo é feito do metal nobre platina, e através de um processo eletroquímico ele extrai o mercúrio tóxico da água para formar com ele uma liga. Desta forma, a água é purificada da contaminação por mercúrio.
Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água – a água reduz a possibilidade de evaporação do mercúrio.
Um termômetro de mercúrio possui uma quantidade pequena do metal, mas o contato direto com a substância pode causar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos.
No solo, o mercúrio também causa o empobrecimento da fertilidade, chegando a inutilizar completamente uma região. Na água é ainda pior, já que as móleculas do metal rapidamente contaminam os rios e ocasionam na morte de espécies.
Seja por inalação ou contato direto, o mercúrio eliminado por um termômetro quebrado ou aparelho de pressão pode causar febre, náuseas e dores de cabeça. Uma exposição prolongada ao metal pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro. Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas.
Semelhante a uma pequena panela, o aparato permite a recuperação da maior parte do mercúrio, que tem um alto custo —1 kg do metal custa cerca de R$ 1.500 nas regiões mais isoladas da Amazônia.
É recomendável limpar o termômetro algumas vezes por semana. Isso pode ser feito com sabão e água fria (ou álcool isopropílico diluído) com cuidado para limpar a ponta do termômetro.
Adicione uma colher de hipoclorito de cálcio, ou outro produto clorado granulado que tiver disponível; Aguarde de 15 a 30 minutos; Verifique se a coloração da água mudou ou se decantou algo no fundo do balde; Caso encontre o balde com uma água escurecida ou com manchas no fundo, provavelmente sua água é rica em metais.
Para acabar com a presença de ferro na piscina será necessário fazer um tratamento de choque com cloro na água.Aplique cerca de 15 gramas para cada 1.000 litros de água na piscina.Deixe a filtração ligada por cerca de 30 minutos e desligue a motobomba.Aguarde cerca de 12 horas e veja se a coloração escura decantou.
Em parceria com cientistas norte-americanos, os estudantes da Universidade Politécnica de Francisco I. Madero, no México, descobriram que o coentro tem potencial para eliminar impurezas e retirar metais pesados da água de forma orgânica.
A absorção do vapor de mercúrio se dá principalmente por via pulmonar, através da inalação.
Existem equipamentos chamados "retortas", que queimam o amálgama ouro-mercúrio em circuito fechado, diminuindo o risco da exposição atmosférica dos trabalhadores por este metal (Pffeiffer, 1993).
Menos exposiçãodar preferência a alimentos orgânicos e bem variados;evitar preparos à base de soja e milho, pois o glifosato (herbicida que carreia metais pesados) é amplamente utilizado nesses cultivos;evitar alimentos acondicionados em latinhas;evitar peixes como atum e frutos do mar, como ostras;
Pesquisa com a árvore Pau-de-balsa mostrou que essa espécie tem capacidade de separar o ouro da lama. Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas descobriram que o extrato de uma planta popular da região pode substituir o mercúrio utilizado nos garimpos para a extração do ouro.
Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.
Como entrar em contato com o Mercado Pago por E-mail?
Como saber o tom da minha base boca rosa?
Como é feita a numeração das casas nas ruas?
Quantas tomadas pode ser ligada em um disjuntor?
Qual o número da conta do PicPay?
Como saber cor da base Ruby Rose?
Como dividir a palavra fluído?
Como é dividido o livro da Bíblia?
Como utilizar esmerilhadeira corretamente?
Como se dirigir a um ministro do TST?
Como fazer amigos nessa pandemia?
Como construir hotel no banco Imobiliário?
Como o rei Ciro entrou na Babilônia?
Como fazer um inventário entre irmãos?
Como ocorre a divisão de quotas societárias do contrato social exemplifique as quotas em ações?