Para o tratamento é necessário identificar e tratar a causa de base. Mesmo sem observar ectoparasitas no animal, indica-se o uso concomitante de antipulgas. A lesão deve ser tricotomizada e limpa. Um agente tópico secante ou adstringente como a clorexidina, deve ser aplicado a cada 12 horas, por sete a dez dias.
Entre as medidas citadas pela veterinária estão o uso de anti-histamínicos, tratamento de infecções secundárias (com antibióticos, no caso das bacterianas). E, ainda, shampoos para dermatite atópica canina. Além de administração de suplementos, como ácidos graxos ou mesmo de rações medicamentosas hipoalergênicas.
A dermatite úmida aguda trata-se de uma infecção bacteriana da superfície da pele com desenvolvimento rápido, a qual é provocada por um trauma gerado pelo próprio animal. É bastante pruriginosa, ou seja, ocasiona coceiras, e costuma disseminar-se perifericamente ao corpo do animal.
Higiene ruim, má alimentação e sistema imunológico enfraquecido aumentam o risco da doença aparecer, mas não há uma única causa. Essas dermatites podem começar até por algo simples como uma picada de pulga ou carrapato. Podem resultar de alergias que fazem o cão se coçar ou lamber demais.
Principais Shampoos de tratamento de pele para cães e gatos
Dermatite em cachorro é um dos distúrbios mais comuns no mundo canino, além de um dos mais incômodos para os animais. Acometendo cerca de 70% dos cães com idade entre um e três anos, o problema só é menos comum, no mundo dos cachorros, que as alergias caninas causadas por picadas de pulgas.
Para tratar os animais com dermatite, o primeiro passo é identificar com clareza a origem do problema, pois, os fatores que desencadeiam o problema – sendo eles de origem bacteriana, genética ou emocional – devem ser os primeiros a serem combatidos.
Geralmente o tratamento é feito com pomada para dermatite canina que contém antibiótico, porém apenas utilizada sob prescrição veterinária. Nos tipos de dermatite em cachorros, também encontramos a chamada dermatite acral por lambidas, para a qual se presume uma origem psicológica, embora possam haver fatores físicos envolvidos.
Quando você perceber uma lesão de dermatite no cão, aja rapidamente para impedir que ela se espalhe. Corte ou raspe os pelos em volta da lesão e aplique um desinfetante como água oxigenada nela. Depois disso, borrife violeta genciana ou uma solução composta com a substância.
Como fazer uma máscara de papelão passo a passo?
Como começar uma narrativa de aventura?
Como fazer uma lâmpada incandescente?
Como montar sistema fotovoltaico residencial?
Como usar o cabeamento estruturado?
Como se faz uma laqueadura na mulher?
Como saber se você tem gengivite?
Para que serve detergente na massa?
Como criar seu próprio servidor IPTV?
Onde devo ferver o coletor menstrual?
Como é feita a lei complementar?
Como montar um plano de negócio no Canvas?
Como saber se a hemorróida está inflamada?