Os equipamentos de refrigeração não devem apresentar risco de contaminação para o produto e deve garantir, durante o transporte, temperatura adequada para o mesmo. Os alimentos perecíveis devem ser transportados em veículo fechado, dependendo da natureza sob: Refrigeração ao redor de 4ºC, com tolerância até 7ºC.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são considerados produtos perecíveis todos aqueles que possam se deteriorar durante o transporte de carga ou que necessitem de condições especiais de temperatura ou ventilação.
O transporte de alimentos não pode ser tratado como um simples processo de deslocamento de cargas no território. Esse tipo de mercadoria é sensível e exige uma série de cuidados para se manter apta ao consumo até chegar ao consumidor.
Esses tipos de carga refere-se aos produtos industrializados e não perecíveis. Além disso, o transporte pode ser feito independentemente da estação do ano ou do clima, já que não precisa de refrigeração. Dessa forma, se trata de uma carga bastante versátil.
As cargas podem ser transportadas tanto por aeronaves específicas quanto nos porões de aeronaves de passageiros – isso é feito nos transportes nacionais e internacionais de produtos. O transporte aéreo oferece mais rapidez no deslocamento de cargas, que podem ser entregues no mesmo dia, dependendo da região.
V - leite in natura e derivados; VI - leveduras e fermentos; VII - gelo em cubo; VIII - frutas, legumes e cogumelos frescos ou crus, processados ou não; IX - todos os alimentos, que necessitem estar obrigatoriamente em temperaturas estabelecidas por legislação específica. Confira aqui, lista completa dos produtos considerados perecíveis.
Planejar o transporte de alimentos perecíveis envolve uma série de cuidados, especialmente no que se refere à conservação da carga. Por ser um tipo de transporte tão específico, existe também uma legislação criada inteiramente para regulá-lo.
A diferença entre os alimentos não perecíveis e os perecíveis é que, se forem armazenados de forma correta, os não perecíveis mantêm sua qualidade para consumo por mais tempo em comparação aos perecíveis. É muito comum que em campanhas de arrecadação de alimentos seja pedido que os itens doados sejam do tipo alimentos não perecíveis.
Em termos gerais, a legislação de transporte de alimentos perecíveis (Portaria CVS-15) determina que os produtos dessa categoria devam ser transportados com condições apropriadas para evitar qualquer tipo de contaminação ou perda de mercadoria. Para isso, é necessário manter um controle adequado de higiene, temperatura e tempo de frete.
Pode tomar loratadina e fluconazol juntos?
Como é o líquido que sai do peito Quando está grávida?
Quais são os verbos que pedem complemento?
O que faz um Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça?
Para que serve a bolacha do mar?
Qual a diferença do cloro para o hipoclorito?
Quais são as estratégias de posicionamento?
Qual é o nome do bicho do Avatar?
Qual whisky mais antigo do mundo?
Para que serve o sulfato de alumínio na piscina?
O que é um processo em Administração?