Mas, antes, você precisa saber que as orações subordinadas substantivas podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Na forma desenvolvida, elas são introduzidas por uma conjunção integrante, geralmente “que” ou “se” (mas também pode ser “quem”, “quantos”, “como”, “onde”, “quando”, entre outros).
A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.
As orações reduzidas são, em geral, orações subordinadas que não se iniciam por conjunção subordinativa nem por pronome relativo, além de o verbo estar numa das suas formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião. 2. Oração subordinada substantiva predicativa. As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.
As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento ...
* A segunda oração (subordinada) se inicia por uma conjunção integrante, que no caso é representada pelo “que”; Dessa forma, dizemos que todo o enunciado linguístico (a oração por completo) se constitui de uma oração subordinada desenvolvida.
Oração Principal Oração Subordinada Substantiva Subjetiva verbo de ligação predicativo do sujeito sujeito Oração Principal Oração Subordinada Substantiva Subjetiva 2 – Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta é aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal.