* A segunda oração (subordinada) se inicia por uma conjunção integrante, que no caso é representada pelo “que”; * O verbo (no caso, precisar) se expressa de forma flexionada (precisava); Dessa forma, dizemos que todo o enunciado linguístico (a oração por completo) se constitui de uma oração subordinada desenvolvida.
Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
As orações reduzidas são, em geral, orações subordinadas que não se iniciam por conjunção subordinativa nem por pronome relativo, além de o verbo estar numa das suas formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Orações Subordinadas Adjetivas Desenvolvidas As orações desenvolvidas apresentam as seguintes características: Iniciam-se com um pronome relativo. Contêm verbos nos modos indicativo ou subjuntivo.
E ainda a oração segunda – que necessitava de auxílio – concebida como uma oração subordinada substantiva objetiva direta, haja vista que a ideia em referência se expressa por demarcar o complemento do verbo da oração primeira. Nesse caso, afirmamos que se trata de uma oração subordinada substantiva desenvolvida.
Veja um exemplo para entender melhor: “É importante que as pessoas valorizem a leitura”. Nessa frase, a oração principal é o trecho “é importante”, já que contém um verbo e será complementada pela oração seguinte. Já o trecho “que as pessoas valorizem a leitura” é a oração subordinada substantiva.
Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
Como reconhecer orações reduzidas? A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Essas orações podem, em geral, ser desenvolvidas em orações subordinadas, sendo classificadas como as desenvolvidas correspondentes. Ao contrário das demais orações subordinadas, as orações reduzidas não são introduzidas por conectivos.
Nas orações desenvolvidas, por sua vez, os verbos são usados no indicativo e no subjuntivo, além do que são introduzidas por conjunção ou pronome.
Substantivas subjetivas: exercem a função de sujeito do verbo de outra oração. – Não convém agires desta maneira. – É certo ter ocorrido uma discussão de interessados. – É necessário gostar de frutas, legumes e verduras. Substantivas objetivas diretas: exercem a função de objeto direto.
São três os tipos de orações reduzidas: I) Orações Reduzidas de Infinitivo. Substantivas subjetivas: exercem a função de sujeito do verbo de outra oração. Exemplos: – Não convém agires desta maneira. – É certo ter ocorrido uma discussão de interessados. – É necessário gostar de frutas, legumes e verduras.
Como saber se já está curado da tuberculose?
Como saber que você está no curso errado?
Como tingir casaco de pele sintética?
Como deixar os cabelos cor de rosa claro?
Como colocar as músicas para reproduzir no Media Player?
Como tingir papel com pó de café?
Quais as normas que servem como base para um projeto de SPDA?
Pode ferver roupa de poliéster?
Como usar a internet do celular no PS4?
Como podemos testar um diodo zener é um LED de 5mm?
Como usar tinta acrilex na roupa?
Como baixar Call of Duty Modern Warfare 3?
O que é uma conduta tipificada?