O que é Frase interrogativa indireta?
3 Retire da frase tudo que vier antes de por que. Se a frase se transformar em uma pergunta direta, você saberá que se trata de uma pergunta indireta. Exemplo: Não explicaram por que a inauguração foi adiada. Sem a primeira parte: Por que a inauguração foi adiada?
Quem lavou minhas roupas? OBS: Perguntas diretas são aquelas iniciadas por palavra interrogativa e emprego de ponto de interrogação. Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.
"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".
Ordem direta e ordem indireta da frase A ordem indireta pode ser vista na frase: “Bolo gosta Maria” ou "Bolo, Maria comeu", por exemplo.
Os pronomes interrogativos levam o verbo à 3ª pessoa e são usados em frases interrogativas diretas ou indiretas. São usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. Assim como os pronomes indefinidos, referem-se à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso.
A forma mais simples é pôr o sujeito depois do verbo, trazendo ou não o objeto para o começo: O menino comeu o lanche > O lanche o menino comeu. Pode ficar esquisito: O lanche, comeu o menino.
SUJEITO -> VERBO -> COMPLEMENTO (Objeto direto ou indireto) -> ADJUNTO ADVERBIAL. Exemplo: Os alunos estudaram astronomia ontem à noite. Já as orações que estão na ordem indireta apresentam um deslocamento de um ou mais termos.
Indireta – A interrogação indireta realiza-se mediante período composto, onde a questão está contida na oração subordinada e o verbo da principal expressa desconhecimento ou desejo de informação: "Diga-me com quem você conversou." e "Gostaria de saber a que horas o secretário chegará.".
Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo....Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por:
As frases interrogativas são a expressão de um tipo de acto ilocutório directivo, através do qual o LOC pede ao ALOC que lhe forneça verbalmente uma informação de que não dispõe ( Vd. Nota1 ). 10.8.1. Interrogativas globais (a) O António telefonou? (b) Telefonou o António? (a) Terão os governantes actuado democraticamente?
Nas frases interrogativas diretas, usamos pronomes interrogativos no início e ponto de interrogação no final. Nas frases interrogativas indiretas, não começamos com pronomes interrogativos e não usamos ponto de interrogação.
Este funcionamento das orações interrogativas indiretas está descrito na Gramática do Português, onde os autores apresentam como exemplos deste comportamento as frases «O Ricardo sabe quem ganhou o jogo.» e «A Maria já decidiu se vem.» (cf. Raposo et al., p. 1835). 2. A este propósito, veja-se também a resposta dada aqui.
Dois tipos. Direta e indireta. Quando uma frase interrogativa sempre usa o ponto de interogação (?), então essa frase é afirmativa direta. Exemplos de frase afirmativa direta. Você quer um copo de água?
Quais as características de um filme expressionista alemão?
Como se não houvesse amanhã filme?
Qual a medida de 3 4 de xícara?
Como usar o Padlet no ensino remoto?
Como se mede o tamanho de uma sala?
Como tomar o medicamento nimesulida?
Para que serve picolinato de cromo 500mg?
Qual melhor horário para tomar propionato de testosterona?
Como tomar água cobre coloidal?