Portanto, se você já tem um capítulo inteiro escrito, o caminho mais fácil para transformá-lo em um artigo é adaptar esse texto às diretrizes da revista que você escolheu e fazer um texto completo no tamanho do artigo.
Por que devo transformar a minha dissertação/tese em artigo? Dificilmente as pessoas irão acessar o repositório da sua instituição, que é onde essas dissertações/teses ficam armazenadas e isso é uma verdadeiro desperdício de conhecimento, porque você levou anos para construir esse material, nada mais justo do que ele ser lido por diversas pessoas.
TCC em forma de artigo científico: como fazer? Mesmo que os TCCs possuam alguns apartados similares aos dos artigos científicos, não se pode simplesmente publicar seu TCC na íntegra, e, além disso, categorizá-lo enquanto artigo científico.
A partir do momento em que você tiver esse material no repositório, qualquer outra produção oriunda dessa dissertação precisará referenciar essa dissertação. Assim sendo, caso você não reestruture a redação do seu texto, estará cometendo, automaticamente, autoplágio, o que fará com que o seu artigo não seja aprovado.
Devido à isso, a dissertação é composta a partir de alguns critérios básicos, que se manifestam na forma de capítulos. Desenvolve-se uma introdução, uma fundamentação teórica, um capítulo de metodologia e apresenta-se os resultados e discussões. Geralmente, as dissertações são compostas a partir desses quatro capítulos essenciais.