Donos de carros a gasolina descobriram um jeito barato, mas irregular e perigoso, para transformar seus veículos em bicombustíveis: a instalação de um chip. Por um mínimo de R$ 60, é possível comprar um kit "Super Flex", que promete fazer o veículo rodar movido a álcool, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis.
Para ser feita a conversão para álcool, alterando apenas o sistema de injeção, são corrigidos alguns parâmetros como: tempo de injeção, troca dos injetores, etc. Como não são alteradas as características internas do motor, o retorno para gasolina é simples e de baixo custo.
Não. A ausência das velas de ignição é apenas uma das diferenças entre os motores a diesel e a gasolina. No motor a diesel, o ciclo de combustão é outro, baseado na queima de combustível ocasionado pela pressão e não por ignição – por isso não é necessária a centelha produzida pelas velas.
Etanol ou gasolina nos motores a diesel E o carro sai do lugar? ... “Se colocar etanol acontece um agravante. Ele contém até 5% de água, que vai oxidar e enferrujar o sistema. Vai ser um prejuízo ainda maior”, diz o especialista, alertando que isso pode forçar a troca de componentes da bomba injetora e bicos injetores.
Já a colocação de gasolina em um carro a diesel irá causar danos, mas sempre dependerá da quantidade de gasolina injetada. Se for inserida uma quantia considerável (mais de uma quarta parte do depósito), é possível que o motor ligue, mas vai parar imediatamente.
As diferenças entre um motor a gasolina e um motor flex estão relacionadas à compressão aplicada em cada caso. Tendo em vista que são combustíveis diferentes, com propriedades, origens e características bastante diferentes, as intensidades de compressão também serão distintas.
O motor que funciona movido somente a gasolina a comprime na proporção exata para a queima e faz com que ela seja consumida e aproveitada ao máximo – embora não seja 100%. No caso de motores flex, por funcionarem com dois combustíveis bastante diferentes, a compressão não será exata para um nem outro.
Basicamente, o funcionamento dos motores flex e a gasolina é o mesmo. O que muda são alguns fatores relacionados às características dos próprios combustíveis. Acompanhe, portanto, o próximo tópico e descubra as diferenças entre os motores. As diferenças entre um motor a gasolina e um motor flex estão relacionadas à compressão aplicada em cada caso.
Em média, um motor a gasolina funciona com 9:1 de taxa de compressão, enquanto um movido por álcool fica na casa de 12:1. Os Flex circulam entre 10:1 e 11:1 para atender aos dois combustíveis. Porém, esse acréscimo em performance vem também com aumento de 30% no consumo.
Qual a diferença de uma vidraria graduada é uma volumétrica?
Quais são as 3 partes do tronco encefálico?
Quais são as três divisões do corpo de um molusco?
Como superar a dor de uma separação?
Quais os pontos positivos e negativos sobre a globalização?
Quanto tempo o piercing fica dolorido?
É saudável comer sardinha em lata?
Quantas configurações de temperatura existem na função freezer control?
Onde fica a caixa de spam no Facebook?
Pode colar unha postiça com cola Tekbond?
Quem não fez a prova do Encceja 2021?
Quais são as cores de verniz vitral?
Quais são os cuidados a serem tomados com os padrões analíticos?