O dispositivo usa um princípio chamado de “Sequestro de Carbono”. Isso se refere à captura e armazenamento de dióxido de carbono usando processos biológicos. Essa é uma extensão da fotossíntese, na qual plantas, como árvores, usam energia do sol para transformar dióxido de carbono em oxigênio.
O processo que envolve a reação é conhecida como eletrólise – ou seja, a decomposição de um composto, no caso o CO2, por meio da passagem de corrente elétrica na presença de água. O grande problema é que os catalisadores conhecidos até então ou são caros ou decompõem mais moléculas de água que de gás carbônico.
O CO2 é uma molécula bastante estável e, para quebrar as ligações entre o carbono e o oxigênio, é preciso usar energia. "Só que a energia normalmente necessária para isso é extremamente alta. Usamos um catalisador a fim de baixar a energia exigida para fazer essa quebra", explica.
E isso acontece por um método chamado combustão reversa. Processos que envolvem combustões ainda são responsáveis por grande parte da geração de energia no mundo. E, nestas reações químicas, os produtos gerados são CO2 e água.
Ontem a NASA anunciou o que o rover Mars 2020 vai levar para a superfície de Marte e um dos itens é coisa de ficção científica: a MOXIE é uma máquina que suga o dióxido de carbono da atmosfera marciana e o transforma em oxigênio puro para ser usado como combustível — um dia esse oxigênio pode servir para que os seres ...
O excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é uma das principais causas das mudanças climáticas. Eles criaram um biorreator que usa algas para capturar e filtrar o carbono da atmosfera, usando algas. ...
Pesquisadores da China, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos desenvolveram uma tecnologia limpa para transformar gás carbônico em energia elétrica e hidrogênio. O estudo partiu do conhecimento de que o CO2 é absorvido pelos oceanos. Neles, o gás se transforma, dando origem a uma reação eletroquímica.
O CO2 é um poderoso gás causador do aquecimento global, mas não há muito dele na atmosfera- para cada milhão de moléculas de ar, há 410 de CO2. Ao mesmo tempo em que o CO2 ajuda a aumentar a temperatura da Terra, a sua baixa concentração dificulta o desenvolvimento de equipamentos capazes de capturar esse gás.
Ao mesmo tempo em que o CO2 ajuda a aumentar a temperatura da Terra, a sua baixa concentração dificulta o desenvolvimento de equipamentos capazes de capturar esse gás. O processo desenvolvido pela Carbon Engineering envolve sugar o ar e o expor a uma solução química que concentra o CO2.
O CO2 capturado da atmosfera é misturado com hidrogênio. Ele passa, então, por um catalisador a 900 graus Celsius, para formar monóxido de carbono. Quando é acrescentado mais hidrogênio, o monóxido de carbono se torna gás sintético. Finalmente, esse gás é transformado em combustível sintético bruto.
O desenvolvimento de tecnologia para a remoção de dióxido de carbono passou a receber apoio da comunidade científica, depois que o último relatório do Painel Internacional de Mudança Climática defendeu a medida como forma de atingir a meta de manter em 1,5 grau Celsius o aumento da temperatura terrestre neste século.
O que se estuda em comunicação social?
Quais são os títulos da realeza britânica?
O que e fazer uma sintese de um texto?
Como alterar programa padrao android?
Para que serve o medicamento Dorflex?
O que é registro de marca em vigor?
O que é avaliação de desempenho organizacional?
Quanto mede um côvado na bíblia?
Qual é o lugar mais frio do mundo?
O que significa vulnerabilidade social?
Como calcular o meu salario por dia?