Se você adquiriu ou pretende adquirir um ar-condicionado 220v e a rede no local onde pretende instalar é 110v monofásica, o ideal é solicitar a alteração da rede para bifásica ou trifásica junto à concessionária de energia.
Muita gente prefere adicionar um transformador na ligação do ar-condicionado com a energia elétrica. Para quem não conhece, um transformador consegue alterar a voltagem de uma tomada.
Enfim, o único modo de transforma 220v em 110v é com um transformador.
Se sua casa tem ligação bifásica (2 fases 220V e Neutro), para se transformar uma tomada para 220V basta ligá-la em duas fazes, devendo identificar os dois fios fases e fazer uma derivação de cada fio para essa tomada. Então eu só preciso identificar o outro fio 110 volts e ligar com o neutro.
Na verdade, não tem riscos em utilizar seu ar condicionado 220V em uma rede elétrica 127V. Ao contrário do que provavelmente aconteceria caso você instalasse um aparelho 127V em uma rede 220V, ele não vai queimar ou estragar.
25 curiosidades que você vai gostar
não há o que fazer. littlecarlos disse: Totalmente inviável do ponto de vista de economia, usar transformador para geladeira. Inclusive pelo fato de que mesmo nos momentos em que a geladeira está com o compressor desligado o transformador continua com o mesmo consumo passivo.
– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.
Para fazer isso, use um transformador abaixador. Além disso, você pode reduzir a tensão na rede usando um autotransformador ou um transformador convencional com derivações do enrolamento primário para 110-127V - geralmente são encontrados em TVs soviéticas e em outros aparelhos elétricos.
Sim é possível transformar qualquer eletro domestico de 220V para 110V ou vice versa no caso de sua geladeira alem do compressor ira precisar trocar o motor da ventilação do evaporador, a placa eletrônica de controle e a lampada só que o custo deste processo inviabiliza a transformação.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Isso acontece porque grande parte do Brasil conta com tensão de 220v, o que influencia no processo de fabricação das empresas – que acabam optando por não produzir mais tantos modelos de ar-condicionado 110v. Existe uma crença de que os ares-condicionados 220v são mais econômicos, mas isso não é bem verdade.
A maior parte das empresas prefere produzir aparelhos 220v porque a fiação utilizada é mais fina e, portanto, mais barata. Isso impacta em produções de grande escala, o que é revertido no bolso do consumidor. Assim como também não há modelos de ar-condicionado bivolt, mesmo muitas pessoas buscando isso no mercado.
Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!
Outra possibilidade que temos de se obter uma tomada 220V é utilizando um transformador, este tipo de ligação geralmente usamos em instalações que temos apenas a tensão de fase 127V e algum aparelho ou equipamento seja necessário ligar em 220V. Transformador para obter uma tensão de 220V.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo. Imagine que um chuveiro elétrico possua potência igual a 5500 W e esteja ligado a uma rede que ofereça 220 V. A corrente elétrica necessária para seu funcionamento é 25 A (25 x 220 = 5500).
Como funciona um inversor de corrente:
Converte a tensão DC em uma tensão pulsante é necessário, pois transformadores não operam com uma tensão contínua, é necessário que seja aplicado tensões que oscilam no tempo, para que ocorra o processo de conversão de energia elétrica em fluxo magnético.
Geladeira, fogão (caso não permita troca de tensão), ferro de passar e qualquer outro pode- se usar um transformador como citado.
Transformador gasta a mais sim pra fazer a mudança de tensão, ou mesmo sem estar em uso pela geladeira, isso varia de 1 a 5% da sua potência. No caso citado seriam 1 a 5% de 2000 Watts, então de 20 a 100 Watts de consumo passivo.
Consultar o fabricante, porém recomendamos trafo , com potencia acima de 500 VA ( 700 VA OU 1KVA).
Quais os benefícios do queijo meia cura?
Quantas palavras têm um livro de 100 páginas?
Quantos animais existem na savana?
Quantos brasileiros estão presos no Japão?
Quando a compra é cancelada no mercado livre como recuperar dinheiro?
Precisa descolorir o cabelo pra ficar ruiva?
Qual é o princípio da oralidade?
Precisa de advogado no Juizado de Pequenas Causas?
Como saber se seu cabelo precisa de nutrição ou hidratação?
Qual conta digital não precisa de documentos?
O que é orçamento financeiro pessoal?
Qual os países que usam etanol como combustível?
Quais os principais objetivos das conferências ambientais?
Quando usar bicarbonato na piscina?