Para transferir o benefício do INSS para outro banco, o beneficiário pode ter que se deslocar até a agência em questão. Mas para receber por meio de cartão de benefício, é possível fazer a alteração no aplicativo Meu INSS. Há ainda a opção de passar a pegar o dinheiro por meio de conta-corrente.
Basta ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).
Uma nova portaria do INSS, publicada em 27 de Abril no Diário Oficial da União ( Portaria nº 543 ), autoriza a transferência do pagamento de benefícios para modalidade de conta corrente. Atualmente, cerca de 12.4 milhões de beneficiários recebem por meio de cartão magnético.
É a possibilidade que o cidadão tem de alterar a forma ou a conta bancária em que recebe o seu benefício do INSS. Conta bancária: o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta.
Vale lembrar que as agências do INSS estão com o atendimento presencial suspenso. Portanto, no caso de qualquer necessidade, é preciso acionar os canais digitais. Então, para passar a receber o benefício em conta-corrente, os interessados devem solicitar a mudança exclusivamente pelo Meu INSS (serviço disponibilizado em breve).
No entanto, uma vez alterada a forma de recebimento do pagamento, o segurado pode continuar a receber por sua conta bancária, mesmo após o término da quarentena. Assim, o meio de pagamento passa a ser o de sua preferência. Saiba como solicitar a alteração que estará disponível na plataforma digital do INSS, dentro de alguns dias.