A transcrição da fala não editada deve ser feita na forma como se apresenta (incorreções, expressões etc.) seguindo a mesma formação das citações em geral, porém em destaque itálico. O entrevistado pode ser categorizado, ao final da fala, entre parênteses.
A transcrição literal (citação direta) de uma entrevista segue as normas da ABNT NBR 10.520: 2002. Dessa forma, se a transcrição tiver até três linhas, deve ser apresentada junto do texto do parágrafo e entre aspas.
Gravar no Word
Esse modelo de citação é um pouco confuso, pois mistura conceitos de outras regras impostas pela ABNT para citações. As entrevistas por escrito são mais simples pois contam como documento, as orais vão dar mais trabalho pela necessidade de transcrição que é a documentação por escrito de uma opinião oral.
A indicação das normas ABNT é que se utilize a transcrição do conteúdo da entrevista para o corpo do texto. Essa indicação nos traz para uma citação indireta, mas não é proibido fazer na forma direta. Para o historiador Evaldo Cabral de Mello, “a história, como a casa-grande do senhor, tem muitas portas e janelas”.
Em geral as falas são transcritas exatamente como foram ditas, com os erros de linguagem que apresentarem, ou podem ser editadas pelo autor da tese, nas quais tais erros são eliminados.
Como deve ser a avaliação segundo a BNCC?
Quais são os tipos de peritos criminais?
Quantos anos vive um lutador de sumô?
Qual foi o ano que surgiu a tecnologia?
Como comentar um texto criticamente?
É possível parar de tomar remédio para pressão alta?
São exemplos de agregado miúdo?
Quais são as técnicas de embalagem de produtos e mercadorias?
Qual o sentido da força resultante?
Qual o melhor horário para caminhar no sol?
Quantas horas de jogo tem Horizon zero?
O que é deslintamento de algodão?
Qual o tempo de duração da inflamação aguda?
Como recuperar a senha do Gmail pelo número do celular?