Na tradução, os códons de um RNAm são lidos por ordem (da extremidade 5' para a extremidade 3') por moléculas chamadas de RNAs de transferência ou RNAt. Cada RNAt possui um anticódon, um conjunto de três nucleotídeos que se liga ao códon correspondente no RNAm através do pareamento de bases.
Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
A sequencia de 3 bases nitrogenadas de RNAm, forma o códon, responsável pela codificação dos aminoácidos. Dessa forma, a molécula de RNAm replica a mensagem do DNA, migra do núcleo para os ribossomos, atravessando os poros da membrana plasmática e forma um molde para a síntese proteica.
A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).
Três códons sinalizam o fim da tradução (UAA, UAG ou UGA) e são denominados de códons de parada ou terminação, nenhum tRNA reconhece esses códons. Quando um códon de parada atinge o sítio A do ribossomo, proteínas denominadas de fatores de liberação se ligam a esse códon e modificam a atividade da peptidil transferase.
Iniciação ("começo"): nesta etapa, o ribossomo se junta ao RNAm e ao primeiro RNAt para que a tradução possa ter início. Alongamento ("meio"): nesta etapa, os aminoácidos são trazidos ao ribossomo pelos RNAt e são ligados entre si para formar uma cadeia.
Já a correspondência entre o RNA e a proteína ocorre de modo diferente. Cada três bases de RNA (trincas) codificam um aminoácido específico que irá constituir a proteína.
Três tipos de RNA participam do processo de síntese proteica. São eles: RNA mensageiro (RNAm), RNA transportador ou de transferência (RNAt) e o RNA ribossômico (RNAr).
Essas relações entre os códons do RNAm e os aminoácidos são conhecidas como código genético (sobre o qual você pode explorar mais no artigo código genético. Na tradução, os códons de um RNAm são lidos por ordem (da extremidade 5' para a extremidade 3') por moléculas chamadas de RNAs de transferência ou RNAt.
O que fazer para a orquídea não morrer?
Como pedir para marcar uma reunião?
Como marcar exame no aplicativo GNDI?
Qual a medida de uma vaga de estacionamento?
Como destacar um texto no canva?
Como recuperar uma declaração de Perdcomp?
O que é um problema delimitado?
Como recuperar os contatos salvos no Google?
Como restaurar o Moto g7 como de fábrica?
Quanto tempo demora para marcar a primeira audiência criminal?
Como demarcar quadra de basquete?
Como fazer uma boa marcação no FIFA?
Como marcar pontos com coordenadas no Google Earth?