Como trabalhar a poesia na escola Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança.
Para começar, é importante pensar em um projeto com poesia a ser desenvolvido com a classe durante um determinado período como, por exemplo, um bimestre, retomado ao longo do ano. Em seguida, é importante ler os textos da coleção, as biografias, outras referências e poemas que possam interessar a seus alunos.
6 planos de aula para trabalhar poesia e poema com os alunos
A importância da poesia na escola está na sua ação formadora, pois ela representa uma forma que ajudará a ampliar o domínio da linguagem e capacita o leitor na construção do conhecimento. Assim, o texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo e ao outro e ainda o mundo que está a sua volta.
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.
O quê estrangeirismo e exemplos?
Qual o principal motivo do desmatamento da floresta amazônica?
Qual a civilização mais antiga do Brasil?
Qual a importância da Educação Física na quarentena?
Será que os microrganismos são vilões ou heróis?
Qual site paga dinheiro de verdade?
Como fazer para tirar o tonalizante do cabelo?
É verdade que o Naruto namora com a Sakura?
Quem é considerada a melhor cantora de todos os tempos?
Qual o melhor plano de saúde do Ceará?
Quais são os fundamentos do desenho?
Quem eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 1986?
Quais são as principais características do movimento social?
Qual a função do comando rectangular array?
O que são argumentos objetivos?
O que é isométrico e Isotonico?
Quantas horas demora uma cirurgia ortognática?