Outra dinâmica interessante para trabalhar com a leitura em sala de aula é ler poemas e textos dramáticos. Muitos poemas são compostos com repetições e rimas bem elaboradas que podem ser materiais de aprendizado.
Leitura na escola: 20 planos de aula para trabalhar a distância
Nesse sentido, desenvolver atividades de leitura em sala de aula é importante não só para ensinar o aluno a gostar de ler e escrever, mas também para a evolução de seu aprendizado e para conectá-lo a realidade, permitindo-o, assim, compreender o seu contexto. Sabemos, porém, que às vezes é difícil despertar o interesse da turma pelas palavras.
Uma boa ideia para incentivar a leitura na sala de aula é que, durante o ano escolar, os professores tragam alguns de seus livros favoritos para a aula. Antes de iniciar a aula, sem se importar com a matéria que vai ser dada, o professor deve ler em voz alta para a classe uns cinco minutos desse livro que ele tanto gosta.
Mas a leitura também pode ser exercitada e desenvolvida de outras formas. Na Educação Infantil, por exemplo, é possível trabalhar essa habilidade por meio de brincadeiras, cantigas, músicas, ritmos e melodias em qualquer lugar. Na Alfabetização, as histórias em quadrinhos e até mesmo fotos de família podem ser bons estímulos à leitura.
Disponível em:< http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275 >. Acesso em: 08 de ago. 2013. A série propõe diferentes formas de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita.
O que é preciso para fazer cronograma capilar?
Quando começaram os Youtubers?
Como entrar na escola de Belas-artes UFMG?
Como os esportes de rede e parede também são chamados?
O que os Epicureus e os estoicos tem em comum com Platão e Aristóteles?
Como os gatos de rua se protegem do frio?
Quais são as cinco categorias para classificar a comunicação não verbal?
Quais os efeitos dos Florais de Bach?
Qual a alimentação dos franceses?
O que é necessário para começar uma construção?
É correto chamar o juiz de doutor?