Trazer para a escola um pouco dessas crenças, danças e músicas, mitos e lendas, culinárias, vestimentas, brincadeiras, comidas típicas e formas de comunidade é uma maneira de estreitar os saberes sobre nossa história, valorizar a diversidade e promover o respeito a diferentes culturas e modos de ser.
Crie projetos e dinâmicas para dar visibilidade à cultura local. Por exemplo, pesquisas, poesia, paródias, entrevistas, documentários, seminários, apresentações, gráficos etc. Isso dá poder aos alunos e aos demais atores da comunidade local.
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Nesse sentido, a cultura escolar é tanto o conjunto de saberes presentes nas determinações dos mitos, dos comportamentos, das tradições, das inovações e das relações sociais. Por outro lado, pode ser interpretada como uma variável ideológica/científica dependente da cultura geral.
Jogos, brincadeiras e atividades são formas que encontramos de estimular e entreter as crianças. E se esse momento fosse atrelado a diferentes manifestações culturais? Enquanto brincam, elas aprendem sobre cultura e arte. As atividades cultuais são partes fundamentais na educação e desenvolvimento infantil.
A pluralidade cultural é definida, segundo o MEC (Brasil, 1997, p. 121), como o “conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional”, sendo as comunidades indígenas – os nativos – sua expressão maior na nossa cultura.
Sabemos que a cultura é um componente ativo na vida do ser humano, e que não existe individuo no mundo que não possua uma cultura, pois cada um de nós somos criadores e propagadores de diversas culturas; esta pesquisa busca em sua abordagem focalizar a importância da cultura na escola.
Pois bem: pode-se agora demonstrar nessa rápida reflexão como funciona a cultura e a diversidade em sala de aula. Tudo começa na busca de nossa origem (modo de falar, raça, descendência, ascendência) numa globalidade de conceitos e definições que possa esclarecer as nossas diferenças e fortalecer as relações sociais e humanas.
Portanto, desprezar as diferenças entre as culturas das escolas pode impactar mudanças que porventura sejam propostas ao longo do processo educativo, uma vez que para que mudanças aconteçam de forma efetiva é necessária sua apropriação pelos sujeitos e comunidades por elas afetados.
A partir desta definição, podemos grosso modo definir cultura escolar como uma rede de significados compartilhados pelo conjunto de atores sociais que participam e interagem na construção do cotidiano da escola.
Onde está na Bíblia que Deus não nos abandona?
Quais o benefícios para quem trabalha na Ambev?
Como desentupir cano de escoamento de água?
Em que ano o Messi fez 91 gols?
Como saber se uma pessoa está com febre?
Como fazer cair um sinal de carne?
Como acessar o Classroom da Prefeitura de SP?
Quais foram as contribuições de Florence?
Qual a diferença entre HBO e HBO Max?
Como saber se é taquicardia ou ansiedade?
Como saber o que é um ser vivo?
Porque água tônica melhora enjôo?
Pode colocar alongamento em unha com fungo?
Quanto custa a documentação de um imóvel 2021?
O que é bom para soltar o intestino do bebê de 1 mês?