Como ensinar folclore na educação infantil? Aprenda aqui! | Escola da Inteligência
Em sua origem inglesa, informa o dicionário Houaiss, a palavra folclore significa o ato de ensinar (lore) um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas do povo (folk) preservados pela tradição oral.
Para atingir esse objetivo, há uma mistura de fatos reais com imaginários, num resultado em que se misturam história e fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita.
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade. - Reconhecer lendas que fazem parte da cultura brasileira. - Reconhecer a diversidade da cultura brasileira. Elementos da narrativa; ficção e realidade; cultura popular; folclore. Conversar com os alunos sobre as lendas.
Fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor. Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.
Trabalhar as manifestações culturais envolve também outras competências propostas pela BNCC, como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, empatia, trabalho em equipe, etc. Na Educação Infantil precisamos trabalhar os conteúdos escolhidos levando em conta as necessidades e interesses da faixa etária.
Como usar meu liso Salon Line?
Como faço para imprimir na impressora Lexmark?
Quando surgiu o açaí no Brasil?
Como enviar Internet para outro celular Vivo por SMS?
Como lançar férias vencidas no eSocial?
O que é o arco do desmatamento?
Quando surgiu a moradia cortiço?
Como surgiu o conceito de Estado-nação?
Onde e quando surgiu o Carnaval na Região Nordeste *?
Qual é o objetivo da sustentabilidade ambiental?
Como medir o diâmetro de uma forma de bolo?
Qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo?
Como foi inventado o beijo na boca?
Qual a origem do desenho Pocoyo?