A partir dos dois anos, esse conhecimento pode ser apresentado, já que é possível estabelecer a relação entre o conceito abstrato de cor e algo físico....Veja 4 maneiras para ensinar as cores na educação infantil
Para se trabalhar cores é importante que os materiais apareçam também nas mais variadas delas, para que os alunos tenham contato com a diversidade das mesmas. Porém, nessa faixa etária o principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.
O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.
Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo). Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
BERÇÁRIO Proponha brincadeiras diárias de esconder; encaixar peças; construir pistas; experimentar as propriedades dos objetos: quais rodam e quais não, quais flutuam e quais não, quais são duros e quais são moles; jogar bola; cirandar; imitar gestos motores e vocais dos companheiros.
Bons berçários possuem atividades físicas, brincadeiras, tempo de descanso, refeições e atividades em grupo que favoreça a integração do grupo de crianças. É importante ressaltar que crianças apreendem brincando, por isso a importância de atividades divertidas e brinquedos apropriados para cada idade.
Apresentar as cores primarias (azul, amarelo e vermelho) e as cores secundarias (laranja, roxo e verde), aguçando a percepção visual do aluno. Conhecer as cores e identifica-las. ... Ampliar a percepção visual, atenção e memória.
Turma(s) : BERÇÁRIO I e II Nome da atividade: O bebê da cabeça aos pés Desenvolvimento: Baseado no livro “O bebê da cabeça aos pés” de Victória Adler (link do livro disponível ao final da atividade) brinque com o bebê/criança contando essa história de maneira divertida, iniciando assim:
Existe uma boa quantidade de materiais, objetos que podem ser explorados nas salas de berçário. Podemos classificá-los de acordo com as necessidades das crianças ou de suas primeiras aprendizagens, como diferentes texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre vários outros.
Porém, nessa faixa etária o principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e amarelo. Potes e embalagens de produtos alimentícios, como os sorvetes, são próprios para esses momentos.
Identificar e reconhecer as cores; Nomear as cores; Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação; Desenvolver o raciocínio lógico; Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas); Trabalhar a linguagem oral e escrita; Trabalhar em equipe; Ofertar conhecimento de mundo, ...
Como emitir a ID Estudantil do meu filho?
Quanto custa soldar roda de liga leve?
Quem pode emitir carteirinhas de estudante?
Qual o significado de falar que alguém é um fofo?
Quando uma treliça e isostática?
Qual é o correto foro ou fórum?
Como saber se a terra tem diamante?
Qual o nome do futebol americano em inglês?
Como saber se a sandália havaiana e original?
Como ver se a vaca está com febre?
Como se escreve a palavra fecho?
Quais os sintomas da sinusite grave?
Quando a vasectomia não dá certo?
Quanto custa conserto de amplificador?
Qual a diferença de LED para Amoled?