Proporcione atividades variadas. Trabalhos em grupo, atividades criativas e apresentações devem estar bem presentes nas suas aulas online. Procure maneiras de fazer os alunos interagirem e se expressarem com mais frequência para melhorar o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Para trabalhar em cima das competências gerais, os educadores deve problematizar três questões: como desenvolver; como avaliar; como comunicar. As competências gerais engloba diversos agentes, como a políticas, o aluno, o professor, o pedagogo, o gestor e claro, a família.
O objetivo se trabalhar habilidades e competências em sala de aula é tornar o aluno protagonista de seu processo de aprendizado. Os educadores, como figuras importantes nesse processo, devem sempre se atualizar, falando a linguagem dos alunos e trazendo inovações para a sala de aula.
Habilidades da BNCC trabalhadas dentro de espaços maker: 3 exemplos
Pensando nisso, trouxemos, neste post, estratégias para implementar, desenvolver e avaliar a eficácia das competências socioemocionais em uma instituição de ensino. Confira!...
Boa leitura!
Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
Para assegurar uma formação integral dos estudantes, as competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em conjunto com as cognitivas. Uma maneira de implementar o socioemocional como um princípio didático é adotar uma proposta pedagógica que integre a afetividade ao currículo.
Seja qual for a geração do profissional, as empresas devem investir e trabalhar no desenvolvimento de competências de toda a sua equipe. Mas, como os gestores podem realizar esta tarefa? Veja abaixo algumas dicas: Um dos principais meios para desenvolver as competências dos profissionais é o processo de treinamento e desenvolvimento.
Desenvolver competências e habilidades é fundamental para acompanhar as frequentes transformações no mercado de trabalho. Enquanto as gerações anteriores passavam muitos anos em uma mesma empresa – às vezes, no mesmo cargo -, a tendência para o presente e futuro é a alta rotatividade, rápido crescimento e aumento nos riscos.
Dessa maneira, pensar em como trabalhar competências e habilidade em sala de aula tem sido cada vez mais importante, com a intenção de focar no desenvolvimento e preparação dos alunos para que eles consigam vencer os desafios da vida adulta e profissional.
Para facilitar o entendimento, vamos traçar um paralelo entre as competências práticas, cognitivas e socioemocionais. As práticas e cognitivas são aquelas que dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades para a compreensão de conteúdos, conceitos e processos dentro dos diferentes objetos de conhecimento.
Como o corpo é visto na era moderna?
Como mudar uma planilha de vertical para horizontal?
Qual o significado do Jardim Botânico?
Quanto pesa um frango inteiro congelado?
O que é eneagrama e para que serve?
Quais são os principais biomas brasileiros?
O que falar de pontos positivos em uma entrevista?
Quais são os tipos de atas existentes?