Pendure as descobertas da turma na sala de aula. A partir de exemplos propostos por você, as crianças deduzem as regras ortográficas e as escrevem em papéis, que vão para o varal. Aos poucos, você classifica os assuntos por categorias. O varal sempre cresce, pois as palavras novas são acrescentadas.
O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética – de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.
A partir das aulas que aqui serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: 2) Identificar as necessidades colocadas pelas situações de ensino e aprendizagem; 3) Reconhecer a existência de arbitrariedades em relação à convenção das normas ortográficas;
Por isso, estimule o uso do dicionário como material de consulta. O aluno poderá tirar suas dúvidas ortográficas de uma forma mais autônoma. Professor converse com os alunos sobre o caráter convencional do nosso sistema ortográfico, ou seja, da norma culta, e faça-os refletirem sobre as semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita.
“O desafio maior do professor é elaborar situações didáticas que permitam à turma compreender as conexões entre a língua e a ortografia”, aconselha Lucia. “Com alguma criatividade, é possível transformar esse ‘patinho feio’ que sempre foi a ortografia numa atividade prazerosa.”
Quais as 10 profissões mais procuradas no Brasil?
Quais são as principais características da carta pessoal?
Como ver a tela do celular no PC via Bluetooth?
Como funciona o acesso à internet no avião?
Como rezar o Pai Nosso em latim?
Qual tipo sanguíneo tem problema na gravidez?
Porque não consigo reservar assento Latam?
Quais foram os primeiros instrumentos de medidas?
Como é chamada a pessoa que não fala?
O que comer para aliviar ansiedade?
Quais as novas regras para aposentadoria 2022?
É possível perder a gordura localizada na barriga?
Como saber se o Beta-hCG é positivo?
Como tomar corretamente o Cobavital?