Compartilhar leituras, apresentar curiosidades, fazer relações com a realidade atual são algumas das estratégias para encantar os jovens leitores. “Clássicos são muito difíceis para as crianças”, “É melhor dar textos fáceis no Ensino Fundamental”, “Os alunos não gostam dos textos clássicos”.
De acordo com o site Wikipédia a literatura infantil proporciona que a criança conheça o mundo, que é cheio de sonhos, realidade e fantasia estão totalmente ligadas permitindo que o leitor possa descobrir e atuar num mundo imaginário, podendo transformar a realidade em algo bom ou ruim.
É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a construir sua autonomia como leitor. Para isso, é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos tanto na escola como em casa. Mas nada de resumos e questionários padronizados para testar os estudantes.
A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.
A literatura infantil é de suma importância para incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é na infância. Também é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Com o uso da Literatura em sala de aula, temos conseguido ver em nossos alunos o surgimento do pensamento crítico e da capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento no entendimento do mundo, de seus problemas e na proposição de soluções. Vemos neles o desenvolvimento da criatividade em diversos sentidos.
Em minha experiência enquanto professor, posso afirmar que uma excelente maneira de estudar a literatura é utilizá-la não somente no estudo do livro pelo livro ou da literatura pela literatura, mas sim como ponto de partida para o estudo de várias áreas do conhecimento.
Ou seja, de acordo com ele, o texto literário tem a função de humanizar. Só depois de encerrada essa fase de busca e análise de definições é hora de explorar as questões estruturais e os movimentos literários, entre outros conteúdos.
Assim, cada professor trabalha em sua área do conhecimento, mas sempre em diálogo com o livro e com os outros professores. Deste modo, para os estudantes fica muito mais fácil entender a obra literária, seu contexto histórico e geográfico, além das referências a conceitos de qualquer outra disciplina.
Como iniciar uma conversa com uma gata no WhatsApp?
Como transformar fração em meses?
Como digitalizar um documento e transformar em texto?
Como transformar o Sim em Feiticeiro?
Como converter Office em Word?
Como transformar um arquivo zip em ISO?
Como escrever Auto-depreciação?
Onde se escreve a dedicatória de um livro?
Como fazer barra de Netherite?
Qual o correto se divertir ou Divertir-se?
Como transformar PDF em JPG de graça?
O que podemos fazer com argila extraída do solo?
Como escanear texto de um PDF?
Como transformar o monitor do notebook em TV?
Qual o modo verbal da palavra DOE?