Redes sociais. As redes sociais também podem ser ferramentas úteis para escolas adeptas da cultura digital. É possível usá-las de diversas formas tanto para promover aprendizado como para estimular a conexão entre os membros da comunidade escolar.
É possível criar um blog específico que possibilite a integração de foto, texto e vídeo, possibilitando atividades em sala de aula, como a criação de um diário, um jornal interativo ou a realização de um documentário. Entre os programas destacamos o WordPress, Tumblr, Blogger, todos gratuitos.
Mobilizar práticas de cultura digital em diferentes linguagens, gêneros, mídias e ferramentas é importante para expandir e produzir sentidos, tornando os alunos protagonistas da construção do conhecimento. E você, querido professor, como está trabalhando com a cultura digital em sala de aula?
A cultura digital busca integrar a realidade com o mundo virtual. Ganhou grande importância na educação com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devido às mudanças sociais significativas, ao avanço tecnológico da informação e ao crescente acesso a dispositivos como computadores, telefones celulares e tablets.
As novas práticas de linguagens próprias da cultura digital, passaram por reelaboração dos gêneros impressos em função das transformações tecnológicas. A BNCC não contempla ferramenta digital, mas, é possível utilizar, inclusive do celular, permitindo empatia, colaboração e interatividade para as aulas.
Como andar de bicicleta usando saia?
Como restringir acesso ao meu Drive?
Como fazer uma denúncia ao Conselho Tutelar pela internet?
Como os elementos químicos se formaram?
Quantas pessoas é preciso para jogar taco?
Como chegar a São João Del Rei de avião?
Como transformar o arquivo em ZIP?
Qual a linha da estação tamanduatei?
Como se inscrever para fazer novela infantil no SBT?
Qual estrada vai para Águas de Lindóia?
Como limpar bota de borracha branca?
O que é preciso para se fazer um DECORE?