Então, pode-se dizer que para que uma aula de História seja interessante necessita estar inserida nas problemáticas que cercam o homem contemporâneo e que as discussões sejam abordadas dentro de um contexto histórico construído pelos homens, ou seja, por todos os homens e mulheres de um mesmo tempo e espaço.
O Ensino de História nos Anos Iniciais possibilita as crianças o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fazendo com que estes tenham sua própria maneira de pensar, sua forma de olhar o mundo que o cerca e dar suas opiniões a respeito dos acontecimentos.
O ensino de História na Educação Básica busca despertar reflexões a respeito de aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais e das relações entre o ensino da disciplina e a produção do conhecimento histórico.
A função pedagógica da disciplina de história, aplicada de maneira adequada, é formar e desenvolver características dos alunos, além de, incentivar o aluno a desenvolver reflexões, opiniões, senso crítico, senso coletivo e participativo, despertando interesses e curiosidades, querendo formar sua própria história, ...
Percebendo as dificuldades apresentadas por seus alunos, como na escrita e na leitura, o professor de história muitas vezes fica de “mão atadas”,por não saber se “alfabetiza” esses alunos ou se “dá” os conteúdos apenas para cumprir com o currículo escolar.
[...] o objetivo fundamental da História no ensino fundamental, é situar o aluno no momento histórico em que vive [...]. ... A consciência histórica é o objetivo central para que o aluno possa estabelecer conexões entre a história, a vida prática e a aprendizagem.
O objetivo da disciplina de História é desenvolver a autonomia intelectual através da formação do pensamento histórico, desenvolvimento e aprimoramento da consciência histórica para que os diferentes sujeitos produzam narrativas históricas sobre sua própria existência e a de outro, bem como, propiciar condição básica ...
O ensino de História oportuniza o entendimento sobre os diversos acontecimentos ocorridos na sociedade, em diferentes contextos sociais, relacionados a diversidade cultural dos povos, grupos sociais dominantes na sociedade, os excluídos/ marginalizados, comunidades, religiões, partido político, valores, e os diferentes ...
Esperamos com os resultados, apontar um aprofundamento teórico com mais intensidade, ou seja, uma proposta para melhorar a prática escolar no ensino de História, tanto na escola como de maneira geral.
Identificação das diferentes metodologias utilizadas pelos professores, no ensino de História. O ensino de História durante muito tempo teve um caráter determinado pelo tradicionalismo que levava o aluno a limitar o seu conhecimento aos grandes acontecimentos das histórias políticas e aos feitos heróicos.
O ensino da Historia como disciplina foi criado no Brasil no século XIX, junto com a criação do Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, que em seu primeiro regulamento, de 1838, determinou a inserção dos estudos históricos no currículo, a partir da sexta série.
O professor de Geografia sabe, melhor do que ninguém, da importância dessa disciplina para o mundo e para a sociedade. O problema é que, nem sempre, ele consegue convencer os seus alunos sobre esse fato. Não é preciso ir muito longe para perceber isso, basta fazer uma breve pesquisa com qualquer turma de alunos que logo se constata esse fato.
O que é trabalhar em contingência?
Quais são as infrações e as correspondentes sanções disciplinares estabelecidas?
Quais foram os avanços da tecnologia no século 21?
Como a NR 32 afeta o técnico em enfermagem?
Qual é a qualidade de vida no Haiti?
Porque a região Sul é a mais fria do Brasil?
O que posso fazer para vender e ter retorno rápido?
Como falar com atendente do Detran PR?
Quando o cartão é clonado quem paga a conta?
Porque está dando falha no download do WhatsApp?
O que é a justiça restaurativa?
Qual é o antecessor do número 5?
É verdade que Tom Holland e Zendaya estão namorando?
Qual a diferença entre tramadol e morfina?