– Banho tem que ser morno, rápido e com pouco sabão. Cuide com a temperatura, que deve ser morna, não ultrapasse os 10 minutos e lembre-se de que quanto menos sabonete, óleo ou qualquer outro produto de limpeza da pele, melhor para o bebê. – Nem pense em usar a bucha.
O bebé pode tomar banho de chuveiro Sim, pode, mas só é aconselhado a fazê-lo a partir dos 3 ou 4 meses de idade. No entanto, deve garantir que a pressão da água é fraca e que não existem variações na temperatura antes de a água chegar ao bebé.
Não existe, portanto, um limite para o número de banhos. A enfermeira neonatologista Ana Paula Campos, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), conta que, em geral, um por dia é o suficiente. “Mas, se estiver calor ou o cocô vazar da fralda, pode ser uma boa ideia repeti-lo”, diz.
O especialista disse que um dos erros mais comuns é dar banho na criança com água fria. Segundo ele, a temperatura do bebê pode baixar muito e, com isso, aumenta o risco de contrair pneumonia e infecções. O ideal, de acordo com Fernal, é um banho morno de 36ºC.
Como o bebê perde muito calor nesse momento, o banho não deve demorar mais de 10 minutos....Confira os passos que devem ser seguidos para dar banho no bebê:
Por conta das condições climáticas e aspectos culturais, os brasileiros costumam dar um banho por dia em seus filhos, mesmo aqueles que acabaram de nascer. Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.
Antes de começar com o banho do bebé, deve organizar-se e ter tudo preparado para que não lhe falte nada no momento de começar este agradável ritual diário.
Outro ponto a observar são os produtos que serão usados no banho os quais devem ser próprios para o bebê, já que o bebê é mais sensível, especialmente nas primeiras semanas de vida, e certos produtos podem causar irritação aos olhos e a pele.
Quando estiver lavadinho, para tirar o bebé da banheira deve levantá-lo com suavidade e enrolá-lo com a toalha. Para o secar é aconselhável envolvê-lo bem para lhe dar calor. Depois do banho, e antes de o vestir, pode dar-lhe uma massagem estimulante com um óleo específico para bebés.
Para garantir a segurança no banho, o bebê deve ser supervisionado o tempo todo na água e nunca deve ficar sozinha na banheira, já que pode se afogar em menos de 30 segundos e com pouca água. No casos dos bebês mais crescidos, é orientado não encher a banheira acima do nível da cintura da criança sentada. Além disso]