Na maior parte dos casos, o dente cairá sem esforço, sendo recomendado que os pais usem uma gaze ou pano limpo e, movimentando o dente da criança levemente em direção à boca, esperem até que ele se desprenda completamente da gengiva.
Não existe uma fórmula única e infalível para arrancar o dente de leite, pois cada criança reage de uma forma. Enquanto algumas preferem que os pais usem uma gaze para retirá-lo, outras ficam assustadas, já que a bandagem pode remeter ao sangue ou aos ferimentos.
Porém, os cuidados com a saúde bucal não são dispensados quando a dentição de leite termina de se formar, já que por volta dos seis anos, os dentes começam a amolecer e cair. Durante todo esse processo, a orientação do odontopediatra é importante tanto para a higiene da boca quanto para a retirada do primeiro dente decíduo, o de leite.
Todas as crianças têm dentes moles que depois caem — é a forma natural do corpo de criar espaço para os dentes permanentes, que começam a nascer por volta dos seis anos de idade. É melhor deixar os dentes de leite caírem sozinhos, se possível. [1]
Para que eles possam se desenvolver, a raiz do dente de leite começa a ser reabsorvida até desaparecer. Isso faz com que o decíduo fique frouxo, pois não há mais uma sustentação no osso, somente na gengiva, que é um tecido mole. Saber quando o dentinho já não tem mais raiz é o fator mais importante para retirá-lo sem deixar traumas.
Qual é a melhor operadora de celular para Internet?
O que acontece se eu furar o umbigo?
Qual a idade para entrar no MMA?
Como enviar um vídeo maior que 25 MB por e-mail?
Quais os casos em que o advogado do executado poderá se valer da exceção de Pré-executividade?
Qual lugar do Brasil têm mais cobras?
Como estancar sangue de corte profundo no dedo?
Quais são as lutas mais populares no MMA?
Porque a massa de cimento esfarela?
Quais plantas gostam de solo arenoso?