Caso a placenta não seja expelida naturalmente pelo organismo da vaca, há duas alternativas: retirada manual ou por uso de antibióticos. O profissional que poderá avaliar a melhor alternativa é o veterinário. Caso seja a manual, há necessidade de uso de material esterilizado.
Retenção de placenta: fatores de risco e prevenção
O médico pode massajar o abdómen para incentivar o útero a contrair ajudando a expulsar a placenta. Também lhe pode ser pedido que faça força mais uma vez para ajudar a expulsar a placenta para o exterior. A placenta é geralmente expulsa dentro de 30 minutos após a expulsão do bebé.
A retenção de placenta é uma falha na expulsão das membranas fetais, que ocorre durante o terceiro estágio do trabalho de parto. É considerada uma complicação comum em ruminantes, principalmente em fêmeas bovinas, devido o tipo de placenta cotiledonária encontrada nesta espécie (Pereira et al., 2010).
Os principais causadores da retenção de placenta, são os fatores estressantes como: deficiência nutricional, falha de manejo, distúrbios endócrinos, duração anormal de gestação, deficiências imunológicas e fatores ambientais estressantes. É por isso que o estresse é o grande causador de retenção de placenta.
Em casos normais, as membranas são expulsas dentro de 12h do parto. Se demorar de 12 a 24h após o parto, é considerada uma expulsão retardada. Já a retenção da membrana acontece nos caos que a placenta que não for expulsa dentro de 24h.
Os principais causadores da retenção de placenta, são os fatores estressantes como: deficiência nutricional, falha de manejo, distúrbios endócrinos, duração anormal de gestação, deficiências imunológicas e fatores ambientais estressantes.
Como prevenir a retenção de placenta?
Após o nascimento do bebé, resta a expulsão da placenta que ocorre em duas fases: primeiro, a placenta separa-se da parede uterina e desce para para a parte inferior do útero ou para a vagina. Depois, sai através do canal de parto.
Em fazendas que tem um bom monitoramento de pós-parto, o recomendado é fazer um tratamento seletivo de vacas que apresentam sinais como febre e perda de apetite. Assim, somente seriam tratadas as vacas com retenção de placenta que apresentam esse quadro.
Assim, a opção é tratar a vaca, conforme descrito acima. Para a placenta ser expulsa, a única forma é ela terminar o processo de necrose e degeneração para de depois ocorra a expulsão. Os estudos mostram que o tratamento da retenção de placenta em si, seja sistêmico, seja intrauterino ou remoção de placenta não traz resultados satisfatórios.
É importante entender como é a placenta bovina e como ela é normalmente expelida para compreender a principal causa da retenção. A placenta bovina possui tanto o endométrio uterino preservado como a parte fetal também íntegra. A ligação entre esses dois tecidos é bastante forte.
Como prevenir e controlar a retenção de placenta? A melhor forma de controle é a prevenção. Isso pode ser feito através da implantação de programas nutricionais e de saúde, além do manejo das vacas em transição, buscando melhorar a competência imunológica da vaca e evitar o estresse.
Como salvar arquivos do Classroom?
O que são correntes marinhas quais são os seus tipos?
Como podemos formar uma frase no imperativo?
Como se forma uma ligação glicosídica para unir 2 monossacarídeos?
Como se forma a cavidade coriônica?
O que é um projeto de intervenção psicologia?
Como remover a pele velha do rosto?
Como ocultar mensagem do WhatsApp na tela de bloqueio?
Como colocar Ir para o site no Instagram?
Qual a maneira mais fácil de tirar a pele do tomate?
Como eu tiro o soma de do título dos campos de valor de uma tabela dinâmica?
Como tirar estilo de vida The Sims 4?
Até quando posso rodar com documento 2019 mg?
Como tirar a palha do milho seco?
Como tirar a parte branca de uma imagem?
Quem controla o preço dos combustíveis?