Fazendo a sangria dos freios em 7 passos
Fluido do freio: Troca no prazo ou na quilometragem? 4. O pedal de freio está muito baixo? Nesse caso, existem três possibilidades para o problema no freio: pode ser um sinal de que os componentes do freio estão muito desgastados, ou ser consequência de falta de regulagem do freio traseiro, ou ainda indicar vazamento de fluido. 5.
Se no reservatório o nível de fluido estiver abaixo do mínimo, mesmo que por pouco, é hora de trocar. Diferentemente de outros líquidos, como o de arrefecimento e o óleo do motor, também essenciais para o funcionamento do veículo, o fluido de freio não deve ser simplesmente completado até o nível ideal.
O freio está vibrando? Nesse caso, não há necessariamente um problema: se o carro for equipado com o sistema ABS, o motorista pode sentir vibrações em freadas de emergência, principalmente em piso de pouco atrito (piso molhado, areia, gelo). O pedal do freio vibra justamente pela atuação do ABS, tentando impedir as rodas de deslisarem.
Ao volante, a segurança de todos é o que há de mais relevante. O sistema de freios é um dos mais importantes do veículo, por isso cuidar bem dele é fundamental. Além de pastilhas e discos, o fluido de freio, responsável por transmitir a pressão do pedal até as rodas, deve ser observado com toda precaução!