Uma gravidez ectópica deve ser terminada assim que possível para salvar a vida da mulher. Na maioria das mulheres, o feto e a placenta precisam ser removidos cirurgicamente, normalmente com um laparoscópio , mas, às vezes, através de uma incisão maior no abdômen (por meio de um procedimento denominado laparotomia).
A gravidez nas trompas ou nos ovários pode se desenvolver até as 14 semanas de gestação, e caso isso aconteça não é possível salvar a vida deste embrião pois não existem medicamentos, nem procedimentos que possam deslocar o embrião das trompas para o útero.
Certamente quem já teve uma gestação ectópica pode ter uma gestação normal intraútero logo após, mas a chance de ocorrer outra gestação ectópica é maior quando comparado às pacientes que nunca tiveram. A incidência de 1 gestação ectópica é de 1-2%. A chance de reincidência pode chegar a 30%.
As infecções, inflamações ou anormalidades nas trompas são as principais causas da gravidez ectópica, fazendo com que o embrião tenha dificuldade de percorrer o trajeto em direção ao útero.
Para engravidar novamente depois de uma gravidez tubária é aconselhado esperar cerca de 4 meses se o tratamento foi realizado com medicamentos ou curetagem, e 6 meses em caso de ter sido realizada uma cirurgia abdominal.
A gravidez ectópica, mais conhecida como gravidez nas trompas, é um problema grave que afeta uma em cada 100 gestações. Ela ocorre quando há a gestação fora do útero e a razão mais comum desta gravidez é uma lesão nas trompas, o que causa uma obstrução ou estreitamento e impede a passagem do óvulo para o útero.
Não há como o embrião sobreviver -- é impossível transferi-lo para o útero e ele tem de ser removido. A gravidez ectópica costuma ser observada entre a 5a e a 14a semana de gestação. Os sintomas normalmente começam a aparecer cerca de duas semanas depois do atraso menstrual.
Em uma gravidez ectópica, o embrião (óvulo fertilizado) é implantado em outro local do trato reprodutor, não no útero. Na maioria dos casos, a implantação é realizada nas trompas de falópio mas, em casos raros, ela pode ocorrer no ovário ou no abdome.
O tratamento depende de algumas situações: se o diagnóstico de gravidez ectópica é conclusivo, qual o tamanho do embrião e se você está tendo dor ou hemorragia interna.
Quais são os sintomas de uma gestação ectópica? Os sintomas precoces de uma gestação tubária são os mesmos de uma gestação normal, como atraso menstrual, sensibilidade mamária e, algumas vezes, náuseas. Quem tem risco de uma gestação ectópica? Qualquer mulher pode ter uma gestação ectópica, mas algumas condições podem apresentar maior risco.
Quem não pode tomar anis estrelado?
Qual a importância da administração científica e administrativa para as organizações atuais?
Qual melhor Alura ou Rocketseat?
Quais são os cuidados e medidas de segurança devem ser tomados ao trabalhar num laboratório?
Quando a mãe tem sangue positivo e O filho negativo?
Qual o queijo ideal para quem malha?
Quanto tempo dura o tratamento periodontal?
São exemplos de objetos diretos?
O que são comportamentos exemplos?
Quanto tempo dura a gestação canina?
Quais são os cinco sentidos e suas funções?
Quando surgiu o estilo contemporâneo?
Onde se encontram as estruturas reprodutivas das angiospermas?