Você deve fazê-lo na pia ou bacia, uma vez que é possível que vaze tinta e manche. No caso de você não ter eviscerado o polvo na peixaria, chegou a hora de fazê-lo. Desse modo, você deve tirar o saco de tinta, bico ou boca e os olhos com uma faca ou tesoura.
Coe e reserve a água que ficou do cozimento. ... Se o polvo estiver bem cozido, ela se soltará facilmente. Não tire as ventosas. Na verdade, não há necessidade de tirar a pele dos tentáculos, dependendo do prato que pretende fazer, apenas a da cabeça.
Congele-o antes de prepará-lo. Se sai do mar e vai direto para a panela não fica macio. 4. Coloque-o em uma panela com água fervendo em fogo alto e deixe cozinhar por exatos 50 minutos.
Para limpar a lula, use luvas de borracha para não tingir as mãos caso algum saco de tinta estoure. Coloque-as dentro de uma bacia e siga o passo-a-passo abaixo com cada uma delas, com cuidado: – Identifique onde está a cabeça e puxe-a delicadamente, separando-a do corpo. Os órgãos internos devem sair com ela.
A tinta da lula é feita primariamente de muco e melanina. Melanina é o mesmo pigmento que dá tons escuros à pele de humanos e animais e cor às sardas e cabelos. Dependendo da espécie, a tinta também pode conter uma variedade de aminoácidos como taurina e lisina, assim como tirosinase e dopamina.
É nesse líquido que o polvo deve ser cozido lentamente. Coloque 500 g do polvo no líquido e diminua o fogo. Ponha a carne fresca ou descongelada no líquido do cozimento, usando pegadores para deixar todos os pedaços úmidos.
Coloque os pedaços de polvo na grelha quente e cozinhe-os por uns cinco minutos. Tire o polvo da água e coloque os tentáculos na grelha. Caso seja um polvo inteiro, divida-o em três ou quatro porções, deixando uma parte de tentáculos e outra de cabeça em todas elas.
Você pode usar o polvo inteiro ou apenas os tentáculos. De qualquer forma, lave-o bem, caprichando nas ventosas, tire o bico e o saco de tinta.
Quando o polvo estiver macio, tire a tampa da panela usando uma luva para não se queimar. Apague o fogo e adicione uma parte do vinagre balsâmico, deixando o resto para a marinada. A água deve ficar turva com a adição do vinagre. Deixe o polvo chegar à temperatura ambiente.