Como testar um Potenciômetro?
Os potenciômetros são utilizados em circuitos de baixa tensão e corrente, devido a sua baixa potência que normalmente vai de 0,25w a 1w. Se você necessitar de um pouco mais de potência pode usar um potenciômetro de fio, que pode suportar comumente 4w, ou um reostato.
Normalmente os potenciómetros são utilizados em : (1) circuitos de calibração e de precisão de fontes de tensão; (2) controlo do volume de rádios e de controlo de brilho das televisões. Figura 4.2 Esquemático de um potenciómetro, evidenciando a sua estrutura e terminais.
Coloque seu multímetro em uma escala maior que a faixa de resistência do potenciômetro. Primeiro teste a resistência máxima posicionando as ponteiras nos pinos das extremidades, este deverá mostrar a resistência total com um valor muito próximo.
Para a calibração do potenciómetro a primeira operação consiste em ajustar-se a corrente que passa por este, através do reostato, de modo a que a queda de tensão aos seus terminais (xy), seja proporcional ao seu comprimento.
Figura 4.5 Formas de onda de saída ac e dc de um potenciómetro Se o potenciómetro fosse ligado a um gerador ac (gerador de onda sinusoidal) o valor da tensão de saída seria 63% da tensão de entrada. No gráfico que se segue mostramos os diagramas das tensões de saída para os casos dc e ac.
Qual o atalho para criar uma nova camada no Photoshop?
Como instalar WhatsApp no Windows 7 64 bits?
Como limpar o kit escrita Metiq?
Como deixar o xerox mais forte?
Quem pode instalar bolsa de sangue?
Como fazer uma limpeza profunda no Android?
Onde fica o efeito do Bob Esponja?
Como o supositório age no intestino?
Onde na Bíblia descreve que o Sumo Sacerdote entrava no Santuário amarrado com uma corda?
Como os suricatos se locomovem?
Quem anda de bicicleta sobre a água em One Piece?
Como que o Slender Man nasceu?