Teste do controle negativo do aquecedor da sonda Conecte o osciloscópio ao terminal 5 do conector B – cinza, no fio preto e roxo. Dê a partida no veículo, e observe os pulsos PWM de onda quadrada, no gráfico do osciloscópio (gráfico obtido com o veículo em marcha lenta), indicando o correto funcionamento.
Basicamente, a sonda lambda é formada por um elemento sensor cerâmico feito de dióxido de zircônio, material que permite a passagem de moléculas de oxigênio através de si após ser aquecido a 350°C por um componente interno chamado “heater” (“aquecedor” em inglês).
Num sistema de aquecimento a baixa temperatura, a caldeira irá condensar a maior parte do tempo em que funciona, pelo que o seu rendimento irá aumentar, sendo assim muito mais eficiente.
Ligue o multímetro e selecione a melhor amplitude para testes. A resistência de determinado componente pode ir de ohms (1 ohm) a megaohms (1.000.000 ohms). Para obter uma leitura precisa da resistência, você deve colocar o multímetro na amplitude apropriada ao componente em questão.
Tensão da sonda lambda: a tensão da sonda lambda, expressa em Volts, é a informação de geração de sinal da sonda, este valor deve oscilar permanentemente entre 1 mV.