As molas são conformadas a quente e depois de esfriadas são reaquecidas para a tempera. A temperatura desse tratamento varia da faixa de 830- 880º C para acos-carbono até 8500 - 900°C para acos- liga. O esfriamento é feito em óleo recirculando e mantido a temperaturas entre 40 e 60° C.
Se você quiser deixar uma mola mais dura, utilize os métodos de austenitização e esfriamento para metais e ligas. A austenitização é o processo de aquecimento do metal em temperaturas elevadas para endurecê-lo. A têmpera é um esfriamento rápido do metal quente para endurecê-lo.
A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade. Para isso é necessário um aço carbono. Só dessa maneira será possível realizar o tratamento térmico mais adequado.
O aço 6150 é uma liga de aço mola, que possui excelentes propriedades mecânicas e de processamento! Suas principais propriedades são alta temperabilidade e boa ductibilidade, mas tem baixa soldabilidade. É utilizado na indústria na fabricação de molas, pinos, fixadores, lâminas de corte, entre outros usos.
Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.
37 curiosidades que você vai gostar
O aço SAE 9254 é amplamente utilizado na fabricação de molas de suspensão, a partir de 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2012, Joinville, SC, Brasil 9112 Page 2 barras trefiladas ou fio máquina, devido possuir excelentes propriedades de resistência mecânica ...
- As molas são obtidas a partir de tiras ou fios de aço-carbono ou aço-liga no estado recozido; estes materiais, depois de conformados na forma de molas, são temperados em óleo e revenidos.
Aço sae 5160 cromo-manganês de boa tenacidade e média temperabilidade, usado tipicamente na fabricação de molas semi-elípticas e helicoidais para veículos. O aço sae 5160 possui alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga.
Têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes. Este processo aumenta a dureza e resistência do aço e se dá em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O primeiro organiza os cristais do metal, e o segundo tem como objetivo obter a estrutura martensita (solução sólida de carbono e ferro).
O aço GGD 1020 deve ser realizado na temperatura mínima de 900ºC e máxima de 1260ºC. Recozimento: O tratamento deve ser feito na temperatura entre 850 – 870ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar lentamente no forno.
Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.
A composição do aço 5160
Esse tipo aço contém em sua composição, aproximadamente, 0,6% de carbono e um pequeno percentual de cromo. A quantidade considerável de carbono presente nesse tipo de aço, oferece uma boa dureza no material. Ou seja, trata-se de um aço de boa resistência a fadiga e tração.
O aço de liga AISI 5160 é geralmente endurecido com óleo. Este aço é temperado a 829° C (1525° F) e revenido em temperaturas que variam de 427 a 704° C (800 e 1300° F).
Aço 5160. O aço 5160 possui liga de cromo e 0,6% de carbono. Bastante usado para fazer molas automotivas, é o principal aço para o cuteleiro forjador iniciante, não deixando de ser, também, a escolha de muitos cuteleiros experientes.
Segundo o Tutorial da RioBotz o Aço 1095 é usado para fazer molas. E o Aço 5160 também é usado em molas, mas especifica desta forma “... empregados geralmente em aplicações pesadas para molas, especialmente na área automotiva, como feixe de molas de caminhões;...”.
- Aço Carbono 5160: A lâmina é feita de mola de caminhão desbastada, sendo um processo bem artesanal. Possui grande resistência e mantém o fio por muito tempo. Por ser aço carbono, é um material que enferruja com facilidade, porém, a oxidação não interfere no fio.
As Molas podem ter vários tipos de forma, como as Molas de compressão, Molas de tração, Molas de torção, Molas prato, Molas espiral de fita, as de uso mais comum na engenharia são as helicoidais cilíndricas, e Molas de tensão constante. Os elementos característicos das Molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.
Aço 1040 e aço 1045
É um aço de médio teor de carbono que se presta muito bem para ser endurecido ou beneficiado por tratamento térmico. Disponível em barras chatas, redondas, quadradas, e sextavadas, nos acabamentos - Laminados - Forjados - Trefilados - Retificados.
Faca em aço carbono 5160 fosfatizada.
Via de regra, o botão de regulagem do retorno fica situado na parte inferior da perna direita da suspensão. Girar o botão no sentido horário deixa o retorno (da suspensão à posição original) mais rápido e girar o botão para no sentido anti-horário deixa o retorno mais lento.
Como publicar render 360 no Facebook?
Quais são os princípios da não violência?
Como enviar um vídeo grande no Facebook?
Como Adão e Eva povou a Terra?
Tem como ler mensagem no Instagram e não aparecer visualizada?
O que é a ordenada de um ponto?
Como o Tesseract saiu de Asgard?
Como fazer a prova da ANAC para comissário?
Como manter verdura fora da geladeira?
Como marcar consulta na Uniodonto?
Como ter uma rotina de cuidados com o cabelo?
Como manter uma rotina de estudos na pandemia?
Como Tonalizar as mechas depois da descoloração?
Como marcar quilometragem de caminhada?
Como abrir um dossiê digital de atendimento à distância?
Como estimular a leitura nos jovens?
Quanto tempo demora para emagrecer com bupropiona?
Quais os itens de abrangência da norma ligada ao processo da máquina?