Tatus, por exemplo, aparecem nas listas de animais “dorminhocos” como capazes de dormir 18 horas por dia em suas tocas subterrâneas. Mas não há evidência de que eles passem esse tempo todo em sono profundo.
Engana-se quem acha que o bicho-preguiça é o animal mais preguiçoso de todos! Ele faz, sim, jus ao nome, e costuma ser encontrado em florestas tropicais da América do Sul, quase sempre dormindo, uma vez que passa até 20 horas de seu dia assim, agarrado em um galho e tirando um cochilo praticamente interminável.
12 animais que quase não dormemExistem animais que não dormem?Girafa (Giraffa camelopardalis)Cavalo (Equus caballus)Ovelha doméstica (Ovis aries)Burro (Equus asinus)Tubarão branco (Carcharodon carcharias)Golfinho comum (Delphinus capensis)Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)
Mamíferos, pássaros, répteis, peixes e até insetos dormem todos, ainda que alguns façam isso de maneira peculiar (os tubarões, por exemplo, não param de nadar para manter as brânquias oxigenadas, e os golfinhos descansam um hemisfério do cérebro de cada vez – um dos olhos fica aberto em caso de emergência).
Esse animal, de aproximadamente 50 cm e 1,2 kg, apresenta como uma das principais características a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores. Essa capacidade foi o que deu origem ao seu nome popular.
42 curiosidades que você vai gostar
Comem todos os tipos de vegetais, como grãos, folhagens, legumes e frutas. Uma dica é plantar mandioca, abóbora e frutas no local para fornecer à criação comida a custo baixo. Carnes, vísceras, carcaças em bom estado e até animais vivos também fazem parte das refeições dos tatus.
- O tatu é um animal nativo do continente americano; - Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo); - A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas.
Crocodilos podem dormir com um olho aberto, afirma um novo estudo realizado na Austrália. Com isso, eles entram na lista de animais com essa habilidade, que inclui pássaros, golfinhos e outros répteis.
A característica já foi observada por cientistas em aves, golfinhos e, mais recentemente, crocodilos. Como dá a entender, a adaptação permite que esses bichos consigam ficar atentos às ameaças mesmo quando estão dormindo, assim como o animal que dorme com um olho aberto.
Como abreviar a palavra Fazenda?
Como as partículas fazem curvas?
Qual papel do gestor hospitalar?
É identificado como método materialista Porquê?
Como se adquire a doença de Chagas é como é possível tratar e prevenir essa parasitose?
Como começa a escrever uma carta?
Pode congelar yakisoba já pronto?
Como se compara dois números inteiros?
Como se comporta a tensão elétrica em um circuito paralelo?
Dá para comer Couve-flor crua?
Como saber se o saco gestacional tá do lado direito ou esquerdo?