Já figura de linguagem comparação remete a ação de atribuir semelhanças. Para isso, é comum utilizar termos como: assim, igual a, como, que nem, tal qual, assim como, além de outros. A sinestesia diz respeito a figura de linguagem que abrange a união de sentidos distintos.
Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado. Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc.
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
Gramática. A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.). ... Também podem ocorrer as símiles híbridas, ou seja, a ocorrência de comparação e metáfora em um mesmo enunciado.
Como reciclar máscara descartável?
Qual o produto para tirar ferrugem de inox?
Como queimar gordura corporal naturalmente?
Quanto cobrar para fazer capa de almofada com zíper?
Quem é mais forte Momoshiki ou isshiki?
Qual a importância de se considerar o teor de umidade no solo a ser estudado?
Como descrever minha experiência?
Como se escreve 84 em algarismo romano?
Qual o conceito de difusionismo?
Como tomar passiflora comprimido 300mg?
O que significa ter muitas pintas no corpo?
O que significa a palavra informalmente?
O que faz um técnico em regulação e vigilância sanitária?
Quanto tempo demora para aparecer o registro na Carteira Digital?