Graças ao espírito inquieto de Pascal, o transporte urbano mundial tem até data de nascimento: 1662. Naquela época, Paris já era uma grande cidade com cerca de meio milhão de habitantes, mas as pessoas que não tinham meios próprios se deslocavam de um lugar para outro, na maior parte das vezes, a pé.
Karl Benz
Em 1895, Karl Benz criou o primeiro ônibus movido por um motor a explosão. Dotado de um motor a gasolina de 5 cv, o ônibus de Benz alcançava 15 km/h e transportava até oito passageiros entre as localidades de Netphen e Deutz.
O auto-ônibus surgiu no Rio de Janeiro em 1908, três anos depois de circular pela primeira vez em Paris. Era um ônibus à gasolina e fazia o percurso Praça Mauá – Passeio Público.
Blaise Pascal
Graças ao francês Blaise Pascal, o transporte urbano mundial tem até data de nascimento: 1662. Considerado um dos grandes pensadores da humanidade, o francês Blaise Pascal (1623-1662) estava longe de atuar apenas no campo das ideias.
Karl Benz
Mas foi em 1895 que Karl Benz criou o primeiro ônibus movido por um motor a explosão. Dotado de um motor a gasolina, o ônibus de Benz alcançava 15 km/h e transportava até oito passageiros entre duas cidades da Alemanha.
O auto-ônibus surgiu no Rio de Janeiro em 1908, três anos depois de circular pela primeira vez em Paris. Era um ônibus à gasolina e fazia o percurso Praça Mauá – Passeio Público.
Um dos grandes problemas enfrentados pelos moradores das grandes cidades brasileiras é a deficiente infraestrutura de transportes. As pessoas demoram muito tempo para se deslocarem, sem condições mínimas de conforto, tendo muitas vezes que encarar longas distâncias em pé, em ônibus lotados.
No Brasil, o transporte público acontece, na maior parte das vezes, por meio de ônibus, trens e metrôs. Em muitas regiões populosas, ele sofre dos problemas da urbanização e, apesar de ser considerado uma das soluções para a melhoria do trânsito, encontra-se, na maior parte do país, em mal estado de planejamento e investimentos ...
Eis a origem dos problemas do transporte público no país. Essa necessidade de deslocamento não foi acompanhada de uma política de investimentos unificada em nível nacional que permitisse a sua estruturação.
Mesmo que essas obras de ampliação e da presença de metrôs em diversas capitais, as vans e ônibus permanecem sendo os meios de transporte coletivos mais usados pelos brasileiros. O transporte público no Brasil sempre foi mira de diversas reclamações ao longo dos anos.
Dos meios de transporte público existentes no Rio de Janeiro, o ônibus é hoje o mais importante. Ele “aposentou” os bondes, e para permitir que o metrô consiga avançar seu território, se uniu a ele para levar a população aos lugares onde o metrô não chega.
Quando Klaus e Cami ficam juntos?
Qual é o melhor pneu Michelin?
Como recuperar a função renal?
Como calcular pontos líquidos Cespe?
Quais são as posições do paciente?
Como organizar e arquivar documentos de uma empresa?
Quando ocorre a quebra da fiança?
Quem é o personagem mais forte da ficção?
Quais são as operações com matrizes?
Qual é a cor que os psicopatas gostam?
Qual o conceito de arte indígena?
Como saber se a úlcera varicosa está cicatrizando?
Qual foi a menor temperatura mínima registrada?
O que impede a emissão da CND Estadual?