Data de 1931 o primeiro registro legal sobre a atuação do Supervisor Escolar no Brasil. Neste período estes profissionais executavam as normas 'prescritas' pelos órgãos superiores, e eram chamados de 'orientadores pedagógicos' ou 'orientadores de escola', tendo como função básica à inspeção (ANJOS, 1988).
Em um primeiro momento, faz-se uma retrospectiva histórica da Supervisão Educacional no âmbito da escola brasileira, desde seus antecedentes e sentidos clássicos, passando pelo regime colonial (1500-1822) e monárquico (1822-1889), até a década de 1920.
Nas décadas de 60 e 70, o supervisor assume um papel gerencial, devido ao fato de que a aplicação de testes e provas passa a ser prioridade nas escolas americanas, pois averiguar as aprendizagens adquiridas pelos estudantes se torna necessário.
A supervisão escolar é responsável pelo constante desenvolvimento do aluno, professor e a equipe que por ela é assessorada, durante todo o processo ensino-aprendizagem. As funções desempenhadas pela Supervisão Escolar são determinantes para que esse processo ocorra conforme os objetivos traçados.
Oficializada através da primeira Lei de Diretrizes e Bases (1971), a ideia de Supervisão Educacional teve origem no Período Colonial, época dos Jesuítas, nossos primeiros educadores, quando foi organizado o primeiro sistema educacional brasileiro.
A palavra supervisão é etimologicamente explicada da seguinte maneira: super (sobre) + visão (ação de ver), ou seja, ação de ver sobre, visão sobre, visão abrangente. A supervisão está relacionada à visão panorâmica de alguma coisa que, no nosso caso, são as ações promovidas no contexto educacional.
O modus operandi da pedagogia jesuíta se caracterizava pela ordem, organização e rigidez, logo a função de uma pessoa para supervisionar os trabalhos era relevante, pois envolviam os aspectos políticos e administrativos da proposta educativa.
São atribuições do supervisor escolar, dentre outras:
Supervisão escolar é o processo que tem por objetivo prestar ajuda técnica no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades educacionais em nível de sistema ou unidade escolar, tendo em vista o resultado das ações pedagógicas, o melhor desempenho e o aprimoramento permanente do pessoal envolvido na situação ...
No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do supervisor educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo ...
Neste contexto, compreender e caracterizar a função supervisora no contexto educacional brasileiro não ocorre de forma independente ou neutra. Essa função decorre do sistema social, econômico e político e está relacionada a todos dos determinantes que configuram a realidade brasileira ou por eles condicionada.
Atualmente, a concepção de supervisor e de supervisão escolar é revestida por profundas mudanças. Se antes o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática, hoje ele é ligado fundamentalmente ao trabalho docente, orientando, coordenando, sendo parceiro no processo de ensino-aprendizagem.
(SAVIANI in FERREIRA, 2010, p.19). Nota-se, a partir do exposto acima, que a educação e a ideia de supervisão escolar têm uma relação muito íntima com as questões e com as necessidades que a sociedade vivencia em determinado momento histórico. Foi na Idade Moderna, no contexto da expansão comercial que se deu a descoberta do Brasil.
É normal inchaço após histerectomia?
O que é Estado de Direito e qual sua importância?
Como saber o rito do processo?
Com quantos meses nasce os primeiros dentes do bebê?
Quanto tempo demora para fazer um passaporte?
Como devo tomar Enterogermina?
Quais são os carros mais bonitos do mundo?
Qual o chá que é bom para infecção?
Qual a praia mais calma do Nordeste?
Como desmarcar a vacina do Covid?
Como fazer alguem fazer o que voce quer?
Quando um cisto pode virar câncer?
Quem não precisa de visto para entrar no Canadá?