Antigamente, muito antigamente, no tempo em que vivia entre os Tucuna, o Sol era um moço forte e muito bonito. Por ocasião da festa de Moça-Nova, o rapaz ajudava sua velha tia no preparo da tinta de urucu. La à mata e trazia uma madeira muito vermelha, chamada muirapiranga.
O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. ... L – ela [Terra] gira em volta do sol e a lua gira ao redor da Terra. O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol. Translação da Terra.
Jaci, a lua, uma dos principais deuses da natureza para os indígenas.
A lenda do sol conta a história da origem do sol, que vem do índio Kuandú e de seus três filhos, que o ajudavam no trabalho. As lendas indígenas são riquíssimas, com histórias incríveis que contam desde a criação do universo, até o surgimento das primeiras plantas, rios, cachoeiras e animais.
O deus do sol seria o criador de todos os seres vivos (devido ao sol ser importante nos processos biológicos na natureza) e Jaci seria a rainha da noite e dos homens. Segundo a lenda, ela teria sido esposa de Tupã. Além destes, havia a crença em outos deuses, tais como:
O mito a origem por meio de genealogias, disputas, alianças entre seres sobrenaturais. A filosofia explica a produção natural das coisas por elementos naturais. O mito não se importa com contradições e ou incompreensível, afinal ele é endossado por uma tradição religiosa. A filosofia ao contrário não admite contradições.
Note que o Deus Sol possuía quatro fases: a primeira ao nascer do sol, a segunda ao meio-dia, a terceira ao pôr-do-sol e a quarta fase durante a noite. Contudo, a principal fase é a do meio-dia, quando ele é representado por uma ave, comumente o falcão.