Data é comemorada no dia 28 de junho e foi criada em homenagem aos protestos de 1969 nos Estados Unidos. O Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) é celebrado mundialmente no dia 28 de junho.
30 de junho de 1979
A primeira, chamada "Freedom Day Gay", começou em 30 de junho de 1979, em ambas as cidades. A de Berlim agora é realizada anualmente, no terceiro sábado de junho.
O ocorrido no dia 28 de junho de 1969 foi uma revolta contra uma operação policial violenta em um bar frequentado pela comunidade LGBTQIA+ de Nova York. Os protestos ao redor do bar se estenderam por dias, em uma época em que a comunidade LGBT+ era fortemente reprimida e alguns atos eram criminalizados.
'Pequeno Stonewall Inn' brasileiro No dia seguinte, várias frequentadoras e ativistas invadiram o Ferro's para ler ali um manifesto em defesa dos direitos das lésbicas. Em 2003, a data deste protesto, 19 de agosto, se tornaria o Dia do Orgulho Lésbico no Brasil.
Revolta ou Rebelião de Stonewall Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, a polícia resolveu fazer mais uma batida no bar. Era a terceira vez em um espaço curto de tempo que policiais faziam essa ação em bares gays daquela área.
Celebrada durante todo o mês de junho, a data foi criada para conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, etc.
dia 28 de Junho
No dia 28 de Junho, comemora-se o dia internacional do orgulho LGBT, data marcada pelo ato de resistência de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais diante da repressão sexual sofrida por esta comunidade.
A sigla LGBT tem como principal objetivo promover a diversidade cultural com base nas questões de identidade sexual e gênero. Atualmente, é utilizada para se referir a qualquer pessoa que não se enquadra como heterossexual ou cisgênero. Dessa forma, algumas variantes da sigla surgiram ao longo dos anos, como:
Ativistas e artistas LGBT criaram cartazes para aumentar a consciência sobre a questão desde o início do movimento. A partir de 1988, os ativistas começaram a usar o termo LGBT nos Estados Unidos. Durante a década de 1990, dentro do movimento, os gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros tinham o mesmo respeito.
No Brasil, o movimento LGBT começa a se desenvolver a partir da década de 70, em meio a ditadura civil-militar (1964-1985). As publicações alternativas LGBTs foram fundamentais para esse desenvolvimento.
O dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Importante movimento social presente em todo o mundo, o Movimento LGBT ainda encontra muitos obstáculos frente aos governos e à sociedade civil para conseguir garantir os direitos mais básicos para as Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros.
Pode usar meia calça preta com tênis branco?
Quais são os tipos de epilepsia que existe?
Como uma princesa deve se sentar?
Qual a diferença entre bruxo e mago The Witcher?
Quantos tipos de personalidade existem e quais são?
Quanto custa o gato que parece Tigre?
Como fazer um gráfico com duas tabelas dinâmicas na mesma planilha?
Quantos quilogramas tem uma pessoa que pesa na Lua?
Quem trouxe os caprinos para o Brasil?
Como podem ser os contratos de trabalho?
O que é percepção de risco no trânsito?
Quantos abdominais para definir a barriga?
Qual o objetivo de ensinar sistema de numeração decimal?