"A origem da receita é claramente francesa", assegura em São Paulo o chef Laurent Suaudeau. Sua afirmação se apoia na obra do chef Antonin Carême (1784-1833).
As mais baratas custam 25 reais (de gramas). Nos cinemas, paga-se uma média de 14 reais no saquinho grande.
Segundo historiadores da alimentação, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializada como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.
Antonin Carême
O professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, Paulo Veríssimo, revela que trata-se de uma receita adaptada da culinária francesa e que as referências ao salgado podem ser encontradas na obra de um famoso chef de cozinha francês, Antonin Carême (17), escrita no ano de 1843, em Paris.
Sobre a possível origem da coxinha em Limeira, narra-se que em meados do século XIX o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Thereza Cristina, e mais tarde o Imperador com sua filha a Princesa Isabel, seu esposo Conde D'Eu e os três filhos, passaram por Limeira e fizeram pouso na Fazenda Morro Azul .
Provavelmente tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos. ... O salgado é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.
Tese da criação na França. Há quem defenda que a origem da coxinha vem da culinária francesa. Tal interpretação é baseada na obra “L'Art de la cuisine française au XIXème Siècle“, do chef de cozinha Antonin Carême (17).
O aperitivo que é quase unanimidade nacional teve origem no Brasil, de acordo com alguns estudiosos, no século XIX, na região da Grande São Paulo. Segundo levantamento de estudiosos da área gastronômica, o salgadinho a base de trigo e frango foi desenvolvido durante o processo de industrialização de São Paulo.
No entanto, o que podemos afirmar é que a coxinha de catupiry nasceu em território brasileiro, ou melhor, em solo belo-horizontino. Pelo menos é o que garante a quituteira Thereza Cristina Pinto Coelho Martins de Oliveira, da Doce Docê (localizada em Belo Horizonte).
Orlandina Dias, conhecida como Dona Dina, adora testar ingredientes e inovar na cozinha, com opções peculiares, como frutas e flores. Em uma de suas tentativas, a dona de hospedaria na cidade criou uma receita de coxinha de jaca.
O que compõe um sistema orgânico?
Quais são os pontos positivos e negativos dos transgênicos?
Como os trabalhadores se organizaram para defender os direitos?
Como os sistemas de informação ajudam as empresas a usar sinergias?
Como os humanos podem ser classificados?
Qual o grau de pureza do etanol?
Que seiva é transportada por esses tecidos condutores?
Qual a diferença entre plano de aula e plano de curso?
Precisa de advogado para fazer pacto antenupcial?
O que são memorandos internos?
Como eu faço para criar um quiz?
Como cantar e tocar piano ao mesmo tempo?
Porque os escorpianos se afastam?
Como recuperar a barreira cutânea da pele?
Como inserir a raiz quadrada no seu teclado?
Como tirar sardas do rosto com limão?
Como recuperar a cor do granito?
Como eu faço um recibo de aluguel?